A live terá como palestrantes a psicóloga e escritora Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro e a assistente social Maria Rozali da Costa, com mediação de Karoline Félix Accioly, psicóloga do Trabalho no Cerest Maceió. De acordo com Karoline Accioly, a pandemia potencializa fatores de risco à saúde mental. “A Covid-19 tem um efeito estressor coletivo, pois representa uma ameaça à saúde, à situação econômica, ao adoecimento e à morte de familiares e amigos”, explica. “Além disso, a prática do distanciamento social aumentou as chances de desenvolvimento de depressão e ansiedade, formando um quadro com elevados riscos psicossociais para o suicídio”.
Ela afirma que o painel chamará a atenção para a identificação de sinais de alerta e fatores de risco para o suicídio e apontará os mecanismos de atenção à saúde mental para auxiliar as pessoas que precisam de ajuda.
“Pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida podem ser insuportáveis, mas existe ajuda disponível, tanto para a pessoa com ideações suicidas quanto para seus familiares, que devem entrar em contato com os serviços de suporte e apoio à prevenção. No próximo dia 10, Dia Mundial de Combate ao Suicídio, vamos trabalhar a #todavidaimportanadvs, como forma de sensibilização do público interno e vamos amplificar essas informações para o público, em geral, durante a live”, informa a psicóloga.
Setembro Amarelo
Em 2021, a campanha Setembro Amarelo tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só”. A programação intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, buscando apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.
As palestrantes
Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro é psicóloga, doutoranda em Psicologia Cognitiva, mestre em Psicologia, especialista em Neuropsicologia e Saúde Mental. É autora dos livros “Comportamento Suicida na Escola” e “Comportamento suicida e o acolhimento das suas expressões”.
Maria Rozali da Costa é assistente social, pós-graduada em Gestão e Controle Social de Políticas Públicas. Atualmente é técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Coordenação Geral de Epidemiolgia – Diretoria de Vigilância em Saúde na área Técnica de Vigilância das Violências e Acidentes.
Karoline Felix da Silva Moura Accioly é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e pós-graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental. Atualmente Psicóloga do Trabalho no Cerest Regional Maceió.
Ascom SMS