10/02/2023 às 17h22min - Atualizada em 10/02/2023 às 17h22min

Prefeitura de Maceió abre inscrições para trabalho de ambulantes no carnaval

Inscrições iniciam na segunda-feira (13); comerciantes podem trabalhar em cinco polos espalhados na capital

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Depois de dois anos, folia de Momo movimentará Maceió. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

O período mais animado do ano chegou e para garantir uma renda extra aos ambulantes, a Prefeitura de Maceió realizará um cadastro para os comerciantes que desejem vender seus produtos durante os eventos organizados pelo órgão. Organizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), as inscrições terão início na próxima segunda-feira (13), no prédio sede da Semscs, a partir das 8h; e seguem até a quinta-feira (16).

Os ambulantes poderão se cadastrar para os cinco dias de festa em qualquer um dos polos de carnaval espalhados na capital alagoana; em Jaraguá, no Benedito Bentes, Fernão Velho, Pontal e Ipioca. Os interessados deverão escolher um dos polos e se dirigir à Semscs, localizada na rua Alexandre Passos, no bairro de Jaraguá, das 8h às 14h. 

Para realizar a inscrição, os comerciantes precisam apresentar documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência em Maceió atualizado, foto do equipamento que será utilizado no evento e preencher um formulário que será entregue no momento da inscrição. Todos os alvarás de autorização serão entregues no dia 17 de fevereiro na sede da Secretaria.

Segundo Carlos Guido, secretário da Semscs, o credenciamento é importante para garantir a segurança, a tranquilidade e o ordenamento dos ambulantes que irão trabalhar e dos foliões que irão curtir a Folia de Momo. “Sabemos que esse período festivo é um momento importante para os ambulantes, porque eles conseguem fazer uma renda extra e, por isso, abrimos esse cadastro para que todos possam trabalhar de forma regularizada e tranquila”, enfatizou.

A comercialização dos produtos será autorizada para os ambulantes que utilizarem carrinhos de propulsão humana; isopor e barracas desmontáveis, e com uma metragem máxima de 2mx2m. Antes da retirada do alvará, os ambulantes precisam pagar uma taxa de comércio ambulante eventual, que é cobrada de acordo com o tipo de produto comercializado e a metragem ocupada.

Durante os dias de evento, os fiscais da Semscs estarão fiscalizando os comerciantes em cada um dos cinco polos. Os ambulantes devem ficar atentos às regras que devem ser seguidas, como a proibição da comercialização de bebidas em garrafas de vidro, e de alimentos em espeto de madeira; não devem obstruir o passeio público, impedir ou dificultar o trânsito; devem manter a limpeza do local, não utilizar equipamentos sonoros e não utilizar mão de obra infanto-juvenil.

Para mais informações a população pode entrar em contato com a Secretaria pelo número (82) 3312-5280 ou (82) 3312-5270.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp