O prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, visitou nesta sexta-feira (1º), a nova sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), no Centro de Maceió. Na oportunidade, o gestor discutiu com a presidente do órgão, a utilização do espaço para o uso da comunidade, como aparelho cultural do município.
O espaço foi batizado pelo próprio Ronaldo Lessa como “Palácio da Cultura”. Além de ser a sede administrativa da FMAC, a pretensão é que ele seja disponível ao público também para o fomento de ações relacionadas a arte e cultura de Maceió.
“Este prédio é um patrimônio do povo e é por isso que nós estamos aqui, lutando para garantir um espaço digno, para fomentar ainda mais as nossas tradições, as nossas riquezas artísticas. Eu tenho uma grande preocupação com a nossa cultura e estamos trabalhando essas questões dentro de uma visão de gestão que é pensar Maceió como a cidade de todos nós”, destacou o prefeito em exercício Ronaldo Lessa. ]
Na oportunidade, a presidenta de FMAC, Mirian Monte, apresentou um relatório com todos os projetos e editais formulados pelo órgão. Somente em agosto e setembro foram publicados 14 editais. Para ela, a visita do prefeito em exercício incentiva o órgão a continuar difundindo e concretizando a cultura como um direito dos maceioenses.
“A população de Maceió e os visitantes da cidade têm direitos culturais, de participarem das manifestações, de contemplarem uma bela paisagem arquitetônica, de verem preservados o patrimônio material e imaterial, e isso é um direito. Quando se tem essa visão, se tem a certeza de uma sociedade que vai em busca de uma evolução, porque é com cultura e educação que uma sociedade se transforma”, pontuou Mirian Monte, presidenta da Fundação.
A nova sede da FMAC está localizada na Rua Melo Morais, 59, no Centro de Maceió, em frente à Praça dos Martírios, onde antes funcionava a antiga Intendência Municipal. O palacete foi criado em 1910, projetado pelo italiano Luigi Giuseppe Lucarini.
André Aguiar / Ascom FMAC com Secom Maceió