Além da limpeza, mais de 12 educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram o bairro dialogando com a população e entregando um material com orientações de como fazer o descarte correto no Ecoponto mais próximo de sua residência. Com a ação, mais de mil pessoas foram orientadas sobre a importância de mudar hábitos que atingem negativamente o meio ambiente.
A atividade ainda contou com o apoio de dez jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar da parte baixa da capital, que trabalha em parceria com a Prefeitura para tentar diminuir o despejo inadequado na cidade.
Ivens Peixoto, superintendente da Sudes afirma que o objetivo de ações como essa é levar consciência ambiental para o cidadão.
“Nós temos que mostrar que os primeiros a tomarem conta do bairro devem ser seus moradores. Infelizmente sabemos que nem todos possuem essa forma positiva de pensar. Sendo assim, essas pessoas acabam fazendo descartes irregulares e levando transtornos para quem tem o hábito de fazer tudo corretamente”, disse.
A Sudes tem mapeado locais que necessitam da ação de educação ambiental e recuperação de pontos de lixo. A previsão é que mais dois bairros da capital sejam atendidos somente este mês.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes