Fazendo a utilização de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, a equipe responsável pela execução do serviço trabalha na remoção de areia, sedimentos e outros detritos acumulados no fundo do Riacho. Todos os dias, cerca de cinco de caçambas, cada uma com 15 toneladas, saem carregadas rumo ao aterro sanitário da cidade. A previsão é que o trabalho continue por mais um mês.
Robert Wagner, assessor especial da Sudes, diz que o trabalho preventivo ajuda na resolução de possíveis problemas de forma mais ágil. “Por se tratar de um local importante para o escoamento de águas pluviais, estamos dando uma atenção maior. Queremos evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados pela população. Dessa forma, evitamos alagamentos, sobretudo no período chuvoso”, explicou Wagner.
Além do serviço de desassoreamento, as equipes estão realizando a capinação manual e remoção de resíduos da via pública.
“A população tem um papel fundamental para garantir a eficácia de ações como essas. Descartar resíduos em local apropriado é parte das medidas preventivas de alagamentos e da poluição do Riacho. Precisamos do trabalho de todos para garantir uma cidade limpa”, concluiu o assessor.
Alexandre Vieira / Ascom Sudes