“Em Alagoas, isso representará cerca de R$ 450 km lineares de ruas pavimentadas dentro das cidades, que também terão as suas calçadas construídas e as fachadas de todas as casas pintadas, além da construção de espaços para convivência pública, a exemplo de praças e parques”, citou o governador.
Para Renan Filho, o Minha Cidade Linda, lançado em janeiro, é a demonstração de um programa bem estruturado e que serve de exemplo para o Brasil. Até o final do próximo ano, a meta é chegar a todos os municípios alagoanos com até 50 mil habitantes. “Ao final de dois anos, vamos ter 90% dos municípios alagoanos com todas as ruas pavimentadas em paralelepípedos, cobrindo toda a área urbana”, citou Renan Filho.
A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença dos prefeitos das cidades contempladas: Maurício Holanda, de Chã Preta; Leopoldina Amorim, de Maribondo; e Petrúcio Barbosa, de Igaci. Prestigiaram, ainda, a cerimônia o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; e a deputada estadual Cibele Moura.
“Minha Cidade Linda representa para Maribondo uma alegria enorme, porque há anos não se tinha esse trabalho que hoje é executado pelo Governo do Estado, por meio de um homem de garra, que gosta de trabalhar e que mostrou que Alagoas pode ser diferente, como está sendo”, disse a prefeita Leopoldina Amorim, ao se referir a Renan Filho e ao agradecê-lo.
Nos três municípios contemplados nesta quinta-feira, o investimento é de R$ 4,1 milhões em recursos estaduais. Igaci, no Agreste alagoano, será contemplado com a pavimentação de 19 ruas, que totalizam três quilômetros. Além disso, serão instalados três equipamentos de esporte e lazer público.
Em Maribondo, também no Agreste, o programa se estende por seis vias urbanas, que juntas somam cerca de um quilômetro. O município recebe ainda a implantação de um equipamento de lazer público.
Já no Leste alagoano, o Minha Cidade Linda vai atuar em cerca de dois quilômetros ao longo de 15 vias urbanas, que serão pavimentadas em Chã Preta. A cidade recebe ainda um equipamento de esporte e lazer.
“As empresas vão se instalar nessas cidades e os prefeitos podem ter certeza que as obras começarão de imediato. A mão de obra, conforme a orientação do governador Renan Filho, é de contratação dentro do próprio município para, exatamente, dar oportunidade às pessoas que estão precisando”, pontuou Mosart Amaral.
Além de Chã Preta, Maribondo e Igaci, já foram contemplados com obras do Minha Cidade Linda os municípios de Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Feliz Deserto, Boca da Mata, Palestina, São Miguel dos Milagres, Porto Calvo, Pariconha, Taquarana, Traipu, Atalaia, São José da Tapera, Ibateguara, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema e Piranhas.
“Existem cidades com obras bastante adiantadas, Pariconha é uma delas, que está ficando muito bonita”, acrescentou Mosart Amaral.