O objetivo da ação é evitar alagamentos e transtornos à população. Nesse sentido, fazendo o uso de tratores, caçambas e uma pá carregadeira, mais de 15 homens trabalham para fazer a retirada dos resíduos na praia e o desassoreamento do Riacho Salgadinho. Cerca de 400 toneladas de materiais foram recolhidas.
De acordo com Liz Araújo, Diretora de Planejamento e Serviços Especiais, a população deve ajudar no controle desses materiais.
“Muito desses resíduos são provenientes de descartes irregulares feitos por empresas e pela população. Nós pedimos que o cidadão faça a reciclagem, utilize os equipamentos que a Prefeitura disponibiliza e se atente aos dias e horários da coleta domiciliar, pondo seu resíduo para o recolhimento apenas nesse itinerário. Do contrário, continuaremos enfrentando esse problema durante o período de chuvas”, completou a Diretora.
O descarte de resíduos em vias públicas, áreas verdes e córregos é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.
Para consultar os dias e horários que a coleta domiciliar passa em sua região, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600 ou via Whatsapp no 98802-4834.