23/02/2024 às 21h52min - Atualizada em 23/02/2024 às 21h52min

Denúncia: Cirurgias de crianças com cardiopatia congênita suspensas no HC

Agência de Notícias
As cirurgias de crianças com cardiopatia congênita pelo SUS foram suspensas no Hospital da Cidade (HC), anteriormente conhecido como Hospital do Coração (HCor). A denúncia foi feita por um dos mais respeitados cardiologistas do Brasil, o médico José Wanderley. Na unidade, eram realizados entre 10 a 12 procedimentos mensalmente, com pacientes encaminhados de outros hospitais da rede pública, como o HGE.

Os procedimentos na unidade foram suspensos desde o início de fevereiro e não há perspectiva de retorno, pelo menos com a equipe que atuava no HCor. O atendimento foi interrompido após o afastamento de José Wanderley, um dos coordenadores das cirurgias cardiopediátricas realizadas no local, em uma parceria entre a Fundação Cordial, que mantém a Casa do Coraçãozinho, o HCor e o Governo de Alagoas.

Além de José Wanderley, foram afastados todos os médicos de diferentes especialidades e cardiologistas da equipe que realizava as cirurgias cardiopediátricas no HCor. Wanderley expressou preocupação com o futuro dos pacientes, especialmente das crianças com cardiopatia congênita.

"Com a compra do Hospital do Coração de Alagoas pela prefeitura de Maceió, ficamos sem assistência aos portadores de cardiopatia congênita, mas o governo de Alagoas irá manter seu compromisso com a vida das crianças alagoanas. O projeto Casa do Coraçãozinho será mantido e ampliado", afirmou o deputado em sua publicação.

O médico explica que diante da decisão do hospital de não mais internar esses pacientes, é preciso encontrar alternativas. Sua expectativa é conseguir levar as cirurgias para outra unidade hospitalar o mais breve possível, para evitar riscos para as crianças com cardiopatia congênita. “Espero encontrar uma solução até o começo da próxima semana. Já conversei com o governador Paulo Dantas que está dando todo o apoio”, aponta.

O cardiologista, que já ocupou por duas vezes o cargo de vice-governador de Alagoas, enfatizou seu compromisso com o bem-estar coletivo e manifestou sua disposição em encontrar soluções para a realocação dos pacientes afetados pela mudança.

O médico lamentou a situação, mas assegurou que o governo de Alagoas não deixará as crianças, mães e avós desamparadas: “o governador Paulo Dantas me garantiu que a Casa do Coraçãozinho será ampliada, com isso teremos todo atendimento que é prestado lá hoje assegurado. Além disso, as cirurgias devem passar a ser feitas em outro hospital, só esperamos que esta solução seja encontrada o mais breve possível para evitar o sofrimento das crianças”, concluiu.

Em nota, o Hospital da Cidade informa que a unidade está pronta para atender cirurgias cardiopediátricas, “inclusive com UTI equipada”, mas não menciona qual equipe será responsável por esses procedimentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp