16/01/2024 às 16h48min - Atualizada em 16/01/2024 às 16h48min

"Sem dúvida, isso é um crime": Rafael Brito vai denunciar JHC em Brasília

O prefeito se recusa a receber creche e é acusado de prejudicar crianças e mães de Maceió.

Por Redação
Rafael Brito - Foto: Reprodução

De acordo com dados oficiais, Maceió tem mais de 55 mil crianças em idade de serem matriculadas em creches, enquanto a prefeitura do município só oferta 3,5 mil vagas. O município tem o maior déficit de oferta de vagas públicas na educação infantil entre todas as capitais do Brasil.

Apesar de conseguir atender apenas 6% da demanda, a prefeitura de Maceió é acusada de recusar-se a receber uma creche do Programa Creche Cria, do governo de Alagoas.

Depois de esperar um ano para que o município assumisse a gestão do equipamento que está pronto desde o início de 2023, o governador Paulo Dantas decidiu inaugurar a creche localizada na Grota do Cigano, no Jacintinho, em Maceió. A gestão será feita pela Secretaria de Educação do Estado. Será a primeira de Alagoas e a única do país construída e administrada pelo governo estadual.

O deputado federal Rafael Brito (MDB), que participou da inauguração da creche nesta segunda-feira (15), promete denunciar o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Brasília.

Em entrevista, o deputado acusou o prefeito de cometer crime contra as crianças e as mães. “Vou a Brasília para relatar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Educação, Camilo Santana, que o governo estadual está construindo creche e que a prefeitura de Maceió está se negando a receber”, afirmou.

Isso é crime

Na entrevista, Rafael Brito classificou de criminosa a omissão do prefeito JHC ao se negar a receber a creche.

Confira os principais pontos da entrevista:

- Maceió, capital do Brasil que menos oferece vagas em creche para as mães que querem colocar seus filhos para estudar.
- Então, uma creche como essa, que é hoje a mais moderna do Brasil, está fechada aqui há algum tempo porque a Prefeitura de Maceió não quer assumir por pequenez política.
- Sem dúvida, isso é um crime. Em qualquer país sério do mundo, o gestor municipal estaria respondendo criminalmente por não ter recebido essa creche para colocar 200 meninas, 200 meninos para estarem estudando. Essa é a verdade.
- Então não há explicação plausível, não há nada que se sustente de pé, a não ser pequenez política, falta de senso público, falta de vontade de atender à população, falta de amor no coração mesmo pelas pessoas que precisam de uma vaga em creche, de não assumir essa creche.
- Mas o governo de Alagoas quebra uma barreira, uma barreira histórica. Essa é a primeira creche a ser assumida por um governo estadual.
- Eu estou indo a Brasília hoje e terei reunião com o ministro Camilo Santana e estarei com o presidente Lula na assinatura do Cartão Escola Dez Nacional e vou relatar nos dois momentos o que está acontecendo aqui em Alagoas. Vou relatar ao ministro Camilo que o governo estadual está construindo creche e que a prefeitura de Maceió está se negando a receber.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp