11/11/2022 às 19h34min - Atualizada em 11/11/2022 às 19h34min

Prefeito JHC amplia parceria com a Gerando Falcões para o desenvolvimento socioeconômico do Vergel do Lago

Termo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira (11) na sede da Ong e visa assegurar dignidade à população da região

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Segundo termo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta (11). Foto: cortesia

O prefeito de Maceió JHC firmou, nesta sexta-feira (11),  o segundo termo de cooperação técnica com a ONG Gerando Falcões e o Instituto Mandaver. A assinatura ocorreu no município de Poá, em São Paulo, sede da organização não-governamental. O acordo vai possibilitar a transformação social do Vergel do Lago, garantindo o desenvolvimento urbano e socioeconômico e uma moradia mais digna para a população da região.

“Esse termo é a credibilidade, a confiança que a nossa gestão, que Maceió adquiriu para a gente poder ter entidades, instituições, organizações sérias como a Gerando Falcões. Só nessa segunda etapa está previsto um investimento de mais de R$ 10 milhões no nosso Vergel do Lago”, pontua JHC.

 No local, onde está sendo erguido o Parque da Lagoa, um conjunto residencial de 1.776 apartamentos para a população, que antes habitava barracos improvisados, a história das famílias começa a mudar, como destaca o prefeito.

Parque da Lagoa conta com 1.776 apartamentos para as famílias maceioenses. Foto: Davysson Mendes/Secom Maceió

Parque da Lagoa conta com 1.776 apartamentos para as famílias maceioenses. Foto: Davysson Mendes/Secom Maceió

Parque da Lagoa conta com 1.776 apartamentos para as famílias maceioenses. Foto: Davysson Mendes/Secom Maceió

“As gestões anteriores viraram as costas para o Vergel, para a nossa lagoa. E nós fizemos o contrário. Nós estamos explorando toda a potência da região e a potência do nosso povo, que será ainda melhor realçada com projetos como esse, que vai cuidar além da estrutura física do local, das pessoas, da comunidade”, afirma JHC.

 Transformações humana e social

De acordo com o documento, a Prefeitura de Maceió contará com ações para fomentar o turismo na Lagoa Mundaú, garantir que a população tenha acesso a equipamentos de esporte e lazer e a oferta de atendimento comunitário nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em contrapartida, as instituições promoverão capacitações aos moradores, planejando, sistematizando e implementando ações e projetos para a comunidade e a captação de vagas de emprego para a população.

 Desde 2021 a Prefeitura de Maceió vem trabalhando com as instituições para a transformação social do Vergel. Nesta nova fase serão trabalhados os eixos de urbanismo social, geração de renda, desenvolvimento social e digital e o foco nas novas moradias para a população.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, essa parceria só vem trazendo bons frutos, garantindo um bairro digno para a comunidade.

“É muito importante o trabalho integrado dos setores público e privado e das organizações sociais, para promover políticas públicas de saúde, moradia  e educação, com o intuito de transformar a vida dos que mais precisam”, enfatiza o secretário.

CEO e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra, destaca a importância da cooperação. “Para a gente da Gerando Falcões é uma alegria poder trabalhar com o prefeito de uma das mais importantes capitais do país, que representa tanto o turismo, a cultura brasileira”, revela ao lembrar o início da parceria.

 “Quando a gente começou esse trabalho, o prefeito JHC tinha acabado de destravar um recurso importante de mais de R$ 100 milhões de infraestrutura e habitação. Isso por si só é um ganho. Um recurso que estava parado e ele, com muitas idas e vindas, muita dedicação, destravou”, ressalta.

Edu Lyra lembrou, ainda, como estava a região. “A gente foi lá, seis meses atrás, e hoje,  onde havia uma pobreza histórica, que representava um Brasil do século 18, você vê os conjuntos habitacionais e as pessoas saindo de casas que não tinham banheiro. Esse termo traz uma grande transformação humana e social, que contempla capacitação social , empoderamento feminino, projetos de primeira infância, de cultura de paz, um grande plano de geração de renda. E tudo isso em colaboração: iniciativa privada, governo, terceiro setor e a favela. É tudo que o Brasil precisa”, revela.

A presidente do Instituto Mandaver, Lisania Pereira, também comenta a importância da parceria. “Esse termo de cooperação é o nosso compromisso com a sociedade com a sociedade, com cada morador do Vergel de que muita tecnologia, muita força-tarefa vai virar na direção do Vergel, assim como toda equipe do Mandaver que já está no território”, frisa.

 Favela 3D

O primeiro termo de cooperação com a Gerando Falcões e o Mandaver foi assinado em junho de 2021. O termo assegura a implantação do projeto Favela 3D, no bairro Vergel do Lago, em Maceió. A iniciativa visa transformar as comunidades em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. A intenção é construir um futuro sem pobreza aos moradores destas regiões.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp