03/10/2022 às 14h22min - Atualizada em 03/10/2022 às 14h22min

Prefeitura de Maceió inicia programação do Outubro Rosa nesta terça-feira (4)

Campanha visa alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as maceioenses para o autocuidado

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta terça-feira (4), as atividades da campanha anual Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as maceioenses para o autocuidado.

A iniciativa, que vem com o slogan “Quem tem peito tem direito!”, contará com ações, durante todo o mês, nas unidades de saúde da capital. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as ações que serão desenvolvidas nos locais.

A primeira atividade acontece nesta terça-feira (4), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro. O dia contará com a apresentação do cronograma de ações, participação do Coral 'Saúde em Canto', além da instituição de um varal solidário para recebimento de lenços que serão posteriormente doados a instituições que trabalhem com a causa em Maceió.

Já na quarta-feira (5), será realizada a abertura oficial da campanha com a realização de um Culto Ecumênico na Capela de Jaraguá. A ocasião contará com a presença da secretária de Saúde, Célia Fernandes, e convidados.

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou a importância da campanha. Foto: Ascom SMS

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou a importância da campanha. Foto: Ascom SMS

Secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou a importância da campanha. Foto: Ascom SMS

“Estaremos todos unidos para reforçar com as mulheres de Maceió sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças e manutenção da saúde. Essa campanha foi planejada para contemplar o máximo de maceioenses possível com a intensificação das ações voltadas ao público em todas as unidades de saúde do município”, pontuou a secretária Célia Fernandes.

Dia D

Nos dias 7, 14 e 21 de outubro, as Unidades de Saúde de Maceió estarão realizando os Dias D da campanha Outubro Rosa deste ano. Nessas datas, serão ofertados exames citopatológicos e clínico das mamas, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, vacinação, solicitação de mamografia, sala de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher e avaliação odontológica. 

Já no dia 27 de outubro será realizada uma grande ação, às 8h, na frente de Saúde da Mulher que ficará localizado no Conjunto Aprígio Vilela. Neste dia as usuárias podem contar com palestras, panfletagem, orientações, solicitações de mamografia, vacinas, testes rápidos e citologias.

Iluminação Rosa

Para dar visibilidade à causa, durante este mês, o prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro do Jaraguá, será iluminado de rosa, por recomendação do Ministério da Saúde. A iluminação de construções, monumentos e fachadas de prédios públicos é uma importante forma de lembrar que a prevenção ao câncer de mama é um assunto que deve ser reforçado e debatido por todos.

Confira aqui a programação do Outubro Rosa em Maceió.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp