Com o intuito de aperfeiçoar os serviços ofertados aos maceioenses por meio do programa Saúde da Gente, a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió se reuniu, na manhã desta terça-feira (30), com 40 psicólogos integrantes da iniciativa para repassar informações sobre o fluxo de atendimento em Saúde Mental no Município.
Na reunião, a equipe da GAP explicou para os presentes as diferenças existentes entre cada dispositivo de atenção psicossocial disponível no Município, ressaltando a importância do correto direcionamento dos casos para o melhor andamento dos serviços.
“Abrimos esse espaço para dialogar com os psicólogos do Saúde da Gente porque queríamos falar dos equipamentos de saúde mental do Município, detalhando o perfil de cada serviço para garantir o correto encaminhamento dos pacientes atendidos no programa”, destacou a assistente social, Roseane Farias, da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS.
A oportunidade contou com a participação ativa de todos os presentes, que tiraram dúvidas e colocaram os principais desafios encontrados durante o atendimento nos locais por onde o programa já passou.
A psicóloga Tayane Oliveira afirmou que a reunião foi uma grande oportunidade de compartilhar os desafios que tem encontrado durante sua atuação no programa, além de trazer informações para melhor orientação dos pacientes sobre o fluxo de atendimento do Município.
“Estou há um mês atendendo maceioenses que procuram os serviços do Saúde da Gente e tenho recebido demandas que, muitas vezes, precisam ser direcionadas a locais que ofertem atendimentos de maior complexidade e de forma continuada. Essa reunião está sendo importante, pois mapeia, para nós, onde estão esses dispositivos para que possamos encaminhar o paciente de acordo com sua demanda específica”, disse.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental do programa Saúde da Gente, Djelba Bertoldo, o momento agrega mais conhecimento aos psicólogos para atuação mais efetiva.
“Nossos profissionais estão lidando diariamente com uma demanda importante e, ao tomarem conhecimento sobre as características e forma de acesso de cada equipamento municipal, terão maior segurança na condução dos atendimentos e isso refletirá na melhor oferta do serviço ao maceioense”, ressaltou.
Atendimento psicossocial no Saúde da Gente
O programa Saúde da Gente tem levado assistência para comunidades em situação de vulnerabilidade social de toda Maceió desde o dia 8 de agosto. São cinco frentes de atuação, sendo uma delas o atendimento em Saúde Mental para toda a população.
O atendimento conta com 40 psicólogos que, de forma itinerante, prestam assistência psicossocial a todos os maceioenses que procuram pelo serviço.