Maceió é a primeira capital a implantar o piso salarial dos agentes comunitários e de endemias. A informação é confirmada por Maurício Sarmento, representante da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde, após anúncio do prefeito JHC ao assegurar a implantação do piso salarial da categoria.
O prefeito reforça que o Município criou condições econômicas para garantir o piso salarial que foi promulgado pelo Congresso Nacional. De acordo com Maurício Sarmento, Maceió saiu na frente ao anunciar o pagamento já para agosto.
“Maceió avança guiada pela responsabilidade fiscal e pelo respeito com os servidores públicos. Não é favor, é direito. Para mim, o servidor é o maior ativo que a Prefeitura tem”, afirma JHC.
Maurício Sarmento, por sua vez, lembra que a capital alagoana dá um grande passo na valorização do servidor.
“Iniciamos essa luta em 2014, e Maceió é a primeira capital do Brasil que vai implantar o piso dos agentes de saúde. O prefeito está de parabéns, muitos estados estão em guerra para implantar o piso, mas Maceió já deu um grande passo”, reforçou Maurício Sarmento.
Em Maceió, serão contemplados com o piso salarial 692 agentes de endemias e 241 agentes comunitários de saúde, sendo um total de 933 profissionais que passam a receber o novo piso de R$ 2.424 no final deste mês.
De acordo com Carmem Samico, gerente de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, os agentes também contam com insalubridade, recebem progressões e fardamento, EPIs para as atividades de campo, tudo dentro do Plano de Cargos e Carreiras.
“O agente de endemias é treinado para realizar o trabalho, e a Prefeitura de Maceió vem sempre promovendo cursos de atualização para eles desenvolverem as atividades”, informou Carmem.