Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizaram uma palestra educativa, exposição de objetos reciclados e oficina de reciclagem no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Mascarenhas, localizada no bairro da Pitanguinha. A ação aconteceu na quarta-feira (04) e faz parte do Projeto Escola Alerta.
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre formas de reduzir impactos negativos ao meio ambiente, exposição de objetos confeccionados com material reciclado como brinquedos infantis, mesas, cadeiras e artigos de decoração feitos com garrafa pet, latas, papelão e jornal mostrando aos alunos que a reciclagem pode dar utilidade a materiais que seriam jogados no lixo ou na rua.
Além disso, os educadores realizaram uma oficina para explicar o passo a passo de como reaproveitar o material que seria descartado no lixo.
A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, reforça a importância da ação de educação ambiental e afirma que o objetivo do trabalho é mostrar a população que qualquer lixo jogado em via pública pode se tornar um ambiente propício para o mosquito.
“O Escola Alerta é uma iniciativa de grande importância, já que transforma os estudantes em multiplicadores de informações e podem ajudar no combate às doenças causadas pelo mosquito. Com as orientações, eles passam a compreender que todo tipo de lixo pode se transformar em um local de acumulo de água, desde a simples tampinha de garrafa ao pneu descartado”, explicou.
Além da Sudes, fazem parte do projeto a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Sms) e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).