08/03/2022 às 21h16min - Atualizada em 08/03/2022 às 21h16min

Prefeito JHC implanta Guarda Salve Mulher e garante medidas protetivas para vítimas de violência

Profissionais estarão disponíveis diariamente na Casa da Mulher Alagoana para atender aos chamados das mulheres

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Prefeito JHC autorizou a estruturação da guarda para garantir medidas de proteção às mulheres. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Garantir medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica. Foi para isso que o prefeito de Maceió, JHC, implantou nesta terça-feira (8), a Guarda Salve Mulher, que vai garantir que a Guarda Municipal atue na Casa da Mulher Alagoana no período de 24h e vai permitir o acolhimento das vítimas de violência. O prefeito de Maceió falou da felicidade de entregar mais este feito para as mulheres maceioenses no Dia Internacional da Mulher.

“A Casa da Mulher funciona na capital e desde o início da nossa gestão compreendemos que esse projeto é fundamental para avançar na violência doméstica. A Prefeitura viabilizou todos os serviços na Casa da Mulher. E agora, com a Guarda Municipal totalmente equipada, vai garantir medidas protetivas para essas vítimas. Estamos muito felizes, por no Dia Internacional da Mulher, lançar esse programa que vai ajudar a combater a violência doméstica”, pontuou JHC.

A Guarda Municipal irá auxiliar na fiscalização de medidas protetivas de urgência, no acompanhamento de atendimentos de denúncias efetuadas através do Disque 180, no acompanhamento das vítimas de violência doméstica.

O presidente do Tribunal de Justiça, Kléver Loureiro, falou da parceria entre a instituição e a Prefeitura de Maceió para garantir o combate à violência doméstica através da Casa da Mulher Alagoana.

“O Tribunal de Justiça de Alagoas tem feito uma parceria com diversas instituições, entre elas, a Prefeitura de Maceió, para que nós possamos tentar amenizar o sofrimento das mulheres, em especial as carentes, que muitas vezes se submetem a permanecer com o companheiro simplesmente por não ter para onde ir. Esse com certeza é um marco a se comemorar”, frisou.

Serão disponibilizados um total de 20 servidores, entre homens e mulheres, no espaço 24 horas por dia permitindo o acolhimento das vítimas no horário da noite, de madrugada e aos fins de semana, ampliando a rede de proteção.

Suporte para mulheres – A novidade foi assegurada mediante esforço conjunto do Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), fortalecendo o amparo às vítimas de violência doméstica na capital.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, destacou que nenhuma casa da mulher do Brasil conta com serviços assistenciais da Prefeitura, e somente Maceió disponibiliza estas ações de proteção.

“Estou aqui para agradecer a todas vocês, a maioria das mulheres que estão aqui já foram ou estão sendo amparadas pela Prefeitura de Maceió. Isso fará com que a Casa receba mulheres 24h por dia. Aqui dentro da Casa da Mulher prestamos serviços de assistência social para que a mulher fique peregrinando, ela vem e já vai receber todo o atendimento necessário. Essa é uma grande vitória, porque essa é a única casa que abriga mulheres do Brasil e que tem serviços assistenciais da Prefeitura”, destacou.

Ana Paula Mendes ressaltou que a Casa da Mulher Alagoana em Maceió é a primeira a ofertar os serviços para proteção às mulheres. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Ana Paula Mendes ressaltou que a Casa da Mulher Alagoana em Maceió é a primeira a ofertar os serviços para proteção às mulheres. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Ana Paula Mendes ressaltou que a Casa da Mulher Alagoana em Maceió é a primeira a ofertar os serviços para proteção às mulheres. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O secretário municipal de Segurança e Convívio Social, Thiago Prado, explicou que os servidores que vão atuar na Casa da Mulher foram totalmente capacitados para exercer esta função.

“No dia que comemoramos o empoderamento feminino, o Dia Internacional da Mulher, estamos celebrando a implantação da Guarda Municipal na Casa da Mulher. Isso servirá para fortalecer a rede de proteção que passa a ser também um trabalho externo. A guarda teve seus servidores capacitados e está pronta para amparar essas mulheres vítimas de violência”, afirmou o secretário.

Érika Lima, é coordenadora da Casa da Mulher, e agradeceu o apoio da Prefeitura em viabilizar ações no combate à violência.

“O Projeto Salve Mulher é mais uma parceria fundamental com a Prefeitura que deu todo o apoio para o funcionamento da Casa da Mulher. A partir de hoje poderemos receber mulheres no final de semana e ela já vai poder sair da violência e ficar protegida pela guarda”, contou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp