08/03/2022 às 21h03min - Atualizada em 08/03/2022 às 21h03min

Mulheres podem solicitar o desembarque fora dos pontos de ônibus

Em vigor desde 2017, lei garante maior segurança às usuárias no período noturno

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Desembarque pode ser fora dos pontos desde que não alterem os itinerários dos coletivos. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Em Maceió, a partir das 20h, as passageiras do transporte público urbano podem efetuar o desembarque fora dos pontos de ônibus. A Lei da Parada Segura é regulamentada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e considera que alguns pontos podem ocasionar em maior vulnerabilidade para as mulheres.

Para garantir o cumprimento da lei, todos os motoristas das empresas de ônibus que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), são orientados sobre os horários de funcionamento da Lei e a necessidade de que a regulamentação seja cumprida. Desta forma, as passageiras só precisam solicitar a parada e informar o melhor ponto para o desembarque ao condutor.

Passageiras podem solicitar a parada segura a partir das 20h. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Passageiras podem solicitar a parada segura a partir das 20h. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

Passageiras podem solicitar a parada segura a partir das 20h. Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT

“É de fundamental importância que a Lei seja respeitada e, caso as solicitações de desembarque não sejam cumpridas, as usuárias podem denunciar para que as devidas penalidades sejam aplicadas. É um direito assegurado às mulheres e nosso dever enquanto órgão gestor de transportes e trânsito é fazer cumpri-lo”, destacou a diretora do SIMM, Paula Isanelle.

Em casos de descumprimentos por parte dos motoristas, as maceioenses devem realizar denúncias pelo WhatsApp do Transporte. O número é o (82) 98134-6858. Os registros podem ser feitos a qualquer hora do dia. Outra opção é pelo Disque SMTT, no número 118. Na ocasião é preciso informar o nome e número da linha, além do local onde aconteceu a situação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp