27/02/2022 às 18h03min - Atualizada em 27/02/2022 às 18h03min

Kits da agricultura familiar garantem nutrição e segurança alimentar aos alunos

Início do ano letivo foi marcado pela terceira remessa dos kits, que vem ajudando as famílias a manter os filhos na escola

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Alimentos da agricultura familiar são distribuídos nas escolas municipais. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A volta às aulas na rede pública municipal de ensino tem um significado primordial para muitas famílias terem segurança alimentar. Com a distribuição, as crianças e suas famílias têm em casa uma alimentação mais saudável. É o que tem garantido a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já realizou a entrega da terceira remessa de kits da agricultura familiar.

Mãe de dois alunos da Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção, no Jacintinho, Maria Lúcia da Silva, diz que os kits são uma maravilha em sua vida.

“É muito importante ter uma ajuda. Eu não trabalho e nem posso, pois tenho dois filhos pequenos e minha mãe para cuidar, então é uma ajuda muito grande”, conta.

Semed garante a estudantes e familiares alimentos saudáveis. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Semed garante a estudantes e familiares alimentos saudáveis. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Semed garante a estudantes e familiares alimentos saudáveis. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Os kits são composto por leite em pó, um abacaxi, bananas, batata doce e açúcar. Todos os alimentos são oriundos da agricultura familiar, garantindo uma alimentação mais balanceada e saudável, já que os pequenos produtores garantem um uso reduzido ou nulo de agrotóxicos.

Quem também aprova as entregas são os alunos. Chrislayne Tais da Silva tem 13 anos e cursa o 9º ano na Escola Kátia Pimentel. Ela diz que o kit ajuda bastante em casa.

“É uma família grande, todos na mesma casa, e o kit ajuda bastante. Fico sempre muito grata, meus dois irmãos estudam em outra escola e também receberam”, revela.

O secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia, destaca a importância das ações para as famílias e para a segurança alimentar dos alunos e familiares.

“O objetivo dessas ações é fornecer uma alimentação ampla e adequada para estes estudantes e, portanto, democratizar a expansão da alimentação escolar”, enfatiza.

Apoio aos pequenos produtores

O último edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar na rede municipal de educação contou com um investimento de R$ 7 milhões. Foram 1,2 toneladas de alimentos comprados dos pequenos produtores alagoanos. Pela primeira vez, o Município ultrapassou a meta de 30% do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na agricultura familiar, com 41% de investimento.

Produtor rural, Joselito Filho. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

Produtor rural, Joselito Filho. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

Produtor rural, Joselito Filho. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

O produtor rural, Joselito Filho, da Cooperativa de Laranja Lima de Santana do Mundaú, afirma que a Prefeitura de Maceió teve um amplo diálogo com os agricultores no processo de aquisição dos alimentos oriundos da agricultura familiar.

“Estamos nos planejando junto à Prefeitura de Maceió desde o início do ano e, com isso, o contrato culminou em um momento muito importante, porque garante renda para os agricultores e, consequentemente, para o estado. Na outra ponta, temos um alimento rico em nutrientes para todos os alunos da rede municipal”, avalia.

O conselheiro de Alimentação Escolar de Maceió, Josival Batista, afirma que ações como esta garantem que os estudantes fiquem na sala de aula.

“A gente sabe muito bem da dificuldade que os pais enfrentam, principalmente nesse momento de pandemia. O Município atingir essa meta é uma vitória de todos que fazem parte da agricultura familiar, que tem compromisso de levar um alimento saudável, sem tantos agrotóxicos, para a mesa das famílias, garantindo uma nutrição melhor para as nossas crianças”, destaca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp