22/02/2022 às 19h02min - Atualizada em 22/02/2022 às 19h02min

Secretarias vão traçar ação conjunta para minimizar danos do período chuvoso no Mercado da Produção

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Secretarias preparam plano de ação conjunta para período chuvoso. Foto: Ascom Semtabes

Nesta terça-feira (22), uma equipe formada por representantes das Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Infratestrutura (Seminfra) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fizeram uma visita técnica a toda a extensão do canal do Carvão, localizado no bairro Levada.

Quando chove, o local transborda por conta da obstrução causada pelo assoreamento e a quantidade de resíduos sólidos que são jogados no canal. Sem vazão, a água eleva e carrega lixo e lama por todo o entorno do Mercado da Produção.  A visita teve o objetivo de avaliar uma ação definitiva, por parte das pastas envolvidas, com a resolução dos problemas causados aos maceioenses.

“A gente precisa ver uma solução para o canal, que vai beneficiar toda a população. No local há pontes, comércios e imóveis irregulares. Precisamos tomar uma posição de imediato para evitar o que aconteceu no passado. Vamos convocar um novo encontro e convidar as secretarias de Desenvolvimento Territorial e Convívio Urbano para trabalhar juntos na solução”, ressaltou o titular da Semtabes, Carlos Ronalsa.

Canal do Carvão passa por limpeza e desassoreamento. (Foto: Ascom Semtabes)

Canal do Carvão passa por limpeza e desassoreamento. (Foto: Ascom Semtabes)

Canal do Carvão passa por limpeza e desassoreamento. (Foto: Ascom Semtabes)

Limpeza do canal

Equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável trabalham todos os dias retirando lixo e areia do canal. A coordenadora de Operações da Sudes, Cilene Silva, que é responsável pela limpeza de canais, informou que as máquinas pesadas de desassoreamento são utilizadas para desobstruir os canais do bairro e de outras regiões, embora haja pontos de difícil acesso aos equipamentos.

“Em setembro de 2021, a Sudes realizou o desassoreamento dos canais do Raminho, do Carvão e o Celeste, que ficam na Levada", detalhou.

O administrador do Mercado da Produção, Ernande Baracho, informou que ao final do mutirão de Limpeza foram retiradas por volta de 16 toneladas de resíduos do local, entre lama, lixo e entulhos como madeiras, pneus, isopor e galhos de árvore.

A iniciativa da Semtabes, em unificar os trabalhos de limpeza e desassoreamento dos canais que ficam no entorno do Mercado da Produção, é construir um plano estratégico de ações para minimizar os danos do período chuvoso aos permissionários, moradores da região, bem como a toda estrutura do equipamento público.

Equipe da Semtabes, Seminfra e Sudes visitaram o Canal do Carvão para avaliar situação (Foto: Ascom Semtabes)

Equipe da Semtabes, Seminfra e Sudes visitaram o Canal do Carvão para avaliar situação (Foto: Ascom Semtabes)

Equipe da Semtabes, Seminfra e Sudes visitaram o Canal do Carvão para avaliar situação (Foto: Ascom Semtabes)

O plano está sendo traçado de forma conjunta pela Semtabes, Seminfra) e Sudes. O primeiro encontro da equipe de trabalho ocorreu na segunda-feira (21), na sede da Prefeitura de Maceió.

Os secretários Carlos Ronalsa (Semtabes), Fabrício Galvão (Seminfra) e o superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, discutiram as primeiras medidas para a limpeza e o desassoreamento do canal da Levada.

“O que precisamos é evitar os danos causados durante o período chuvoso. Para isso é preciso que as secretarias estejam unidas para conseguir trazer mais segurança aos permissionários e à população que reside na região”,  ponderou Carlos Ronalsa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp