22/02/2022 às 17h57min - Atualizada em 22/02/2022 às 17h57min

Plano Maceió 4.0 consolida a capital como uma cidade inteligente

Intuito do plano é promover o desenvolvimento da cidade para melhorar a qualidade de vida de forma transparente e sustentável

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Secretário Antonio Carvalho destaca que o plano é fundamental para transformação digital em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar políticas públicas de modo integrado. É este o objetivo do Plano Maceió 4.0 criado pelo prefeito de Maceió, JHC, e publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22) através do decreto 9.180. O Plano Estratégico vai integrar projetos de ciência, tecnologia e inovação para transformar a capital em um destino inteligente.

“Com este plano reunimos as principais ações do governo voltadas para o desenvolvimento de Maceió. Foram estudados os principais índices e indicadores relacionados às cidades inteligentes, de modo a construir ações que ajudem a melhorá-los e que impactem a qualidade de vida da população”, explicou o prefeito, ao destacar que são exemplos de ações concretas previstas pelo plano o Programa Maceió Tá ON e as ações relativas à implantação do 5G, cujo protocolo de intenções foi assinado na semana passada com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

O Plano Estratégico foi construído a partir do estudo e diagnóstico dos conceitos de cidade inteligente, da construção de uma agenda digital para Maceió, da análise estratégica de oportunidades e fraquezas, compondo um relatório do município. Além disso, o plano traz propósitos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Agenda 2030 das Nações Unidas, como norteadores para todos os aspectos abordados pelo documento.

Mapa de diretrizes – Com intuito de trabalhar essas estratégias, organizando e direcionando as ações de cidade inteligente, foi desenvolvido um mapa de diretrizes com os quatro eixos a serem trabalhados pela Prefeitura: o desenvolvimento humano, com foco na melhoria de serviços públicos digitais e valorização da mão de obra local; desenvolvimento econômico, com o principal objetivo de fomentar negócios locais de forte viés tecnológico e de impacto social; destino inteligente, para tratar dos temas relacionados ao turismo inteligente, cultura e economia criativa, e suas interseções; e  gestão compartilhada, participativa e colaborativa, no intuito de incluir o cidadão e as entidades privadas nos processos de decisão, para viabilizar a construção de políticas centradas nas necessidades das pessoas.

A estratégia de Cidades Inteligentes também visa fortalecer a coordenação de projetos do governo de forma eficaz, garantir a sustentabilidade financeira e equilíbrio fiscal do município, garantir os direitos iguais aos cidadãos, ampliar o acesso e a integralidade do cuidado no acesso à saúde, além de tornar Maceió a capital de referência em desenvolvimento econômico e sustentável e universalizar o acesso à educação no município com aprendizado e permanência.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o Plano será imprescindível para que o município acelere os processos de transformação digital, fazendo com que Maceió seja uma cidade mais moderna.

“O plano reforça o compromisso da atual gestão em resolver os problemas da cidade, a curto e longo prazo, de forma que os cidadãos fiquem satisfeitos com os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. Além disso, por meio do Plano Maceió 4.0, a gestão pretende inspirar seus servidores a adotarem formas inovadoras de atender à população, por meio de estratégias que utilizem a tecnologia para a compreensão de contextos sociais e, especialmente, que tenham um impacto social positivo, pontuou Antonio.

O secretário-adjunto de Cidades Inteligentes, Davi Rossiter, pontuou que o Plano trará soluções que vão impactar a vida dos cidadãos, fazendo da capital alagoana uma cidade mais inteligente e humana.

“A estratégia de Cidades Inteligentes de Maceió traz o Plano Diretor de Tecnologia de Informação elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e a ideia é justamente trabalhar as bases para que a cidade consiga evoluir em questões ligadas a tecnologia, ciência e inovação”, enfatizou Rossiter.

Além disso, o plano foi elaborado pelo corpo técnico do Gabinete de Governança (GGOV) e apoio da DTI, sob a liderança do prefeito JHC, especialista em Cidades Inteligentes, e do secretário Antonio Carvalho.

Para conhecer o Plano Estratégico Maceió Cidade Inteligente 4.0, basta acessar o link: http://pemci.maceio.al.gov.br/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp