29/05/2021 às 20h19min - Atualizada em 29/05/2021 às 20h19min

Agentes de segurança concluem 1º Curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal

Solenidade de encerramento aconteceu nesta sexta-feira (28)

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió.

A Prefeitura de Maceió entregou, nesta sexta (28), os certificados aos 32 guardas que participaram do 1° Curso de Aperfeiçoamento da Guarda Municipal (CAGM). A solenidade aconteceu no auditório da Associação Comercial e contou com a presença do vice-prefeito, Ronaldo Lessa, do secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, e representantes da Câmara de Vereadores de Maceió. 

Durante as duas semanas de curso os agentes tiveram acesso a conhecimentos que serão empregados de maneira imediata às atividades da Guarda. Foram 14 módulos de aulas teóricas e práticas, com noções de inteligência; atualizações sobre a legislação penal; noções básicas de salvamento aquático; abordagem de veículos e combate à violência doméstica, preparando os agentes para atuar com as medidas necessárias para a proteção da vítima. 

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió.

Para o secretário Thiago Prado, o curso cumpriu um papel importante, explorando diversas habilidades necessárias no dia a dia do trabalho dos agentes. Ele reforçou que há mais de dez anos os profissionais não contavam com curso de aperfeiçoamento.

“Quanto mais conhecimento e prática, mais capacitado o agente estará para atuar em suas funções. Isso permitirá também que ele exerça o seu papel com satisfação.  Parabenizo cada guarda que se encontra aqui, por sua determinação e força, estou feliz pela formação de cada um”, disse.

O vice-prefeito conduziu a solenidade e reforçou a importância de valorizar e capacitar os guardas do Município. “Seria muito desperdício ter essa turma, com essa capacidade, e não se aperfeiçoar, não utilizá-los em defesa da sociedade, cumprindo papel importante”, discursou.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió.

Capacitação contou com guardas como instrutores

O instrutor do curso e guarda municipal, Maia Júnior, destaca a importância dos profissionais durante a formação. “A experiência de coordenar o curso da Guarda Municipal de Maceió, que é a minha instituição, é uma experiência ímpar na minha vida. É um momento histórico, já que 90% dos instrutores são guardas municipais. Uma das coisas que achei mais importante foi ver a valorização dos servidores e verem todos reconhecendo a importância de se capacitar”, contou. 

A guarda Cynthia Lina também ressaltou o mérito de ser instruída por outros profissionais da instituição. “Todo conhecimento é válido. O curso foi muito valioso, principalmente porque nós estávamos há um bom tempo sem curso. O que eu achei mais importante é que 90% do conteúdo foi transmitido por prata da casa, os próprios guardas municipais que nos instruíram”, destacou. 

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo com momentos da capacitação em que desenvolveram práticas de abordagens em veículos, salvamento aquático e segurança pessoal. Na solenidade foram sorteados brindes aos cursistas e todos os 23 instrutores também ganharam certificados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp