Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) promoveu, nesta terça-feira (22), a aula inaugural do Curso de Agente de Trânsito (CAT). A solenidade de abertura aconteceu pela manhã, no Auditório da Academia Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió.
A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da corporação, coronel Paulo Amorim, que também conduziu o rito de honra e continência ao veterano. O homenageado foi o capitão da Reserva Remunerada (R/R), José Manoel de Castro Araújo.
“A Polícia Militar prioriza o ensino e tem atuado para a promoção da capacitação de forma contínua. Isso é fundamental para uma atuação cada vez mais técnica nas ruas. O Curso de Agente de Trânsito representa não apenas a busca pelo conhecimento, mas também o compromisso da nossa corporação com a segurança nas vias e com a preservação da vida. Sucesso a todos nessa jornada”, disse o coronel Paulo Amorim.
O CAT tem como objetivo capacitar policiais militares e agentes de trânsito de órgãos do sistema nacional para atuarem como autoridades de trânsito, conforme o código brasileiro e a legislação vigente.
Com carga horária de 200 horas-aula, a formação aborda o funcionamento dos órgãos de trânsito, os princípios da engenharia de tráfego, os tipos de sinalização, as normas de circulação e conduta, além da identificação de infrações e crimes de trânsito.
O curso também prepara o aluno para fiscalizar, mediar conflitos, agir com ética, cidadania e se comunicar com a sociedade de forma eficaz e respeitosa. A grade inclui disciplinas como: Legislação de trânsito, Engenharia e sinalização, Ética e cidadania, Operação e fiscalização e Prática operacional.
Ao todo, somando a Turma A e a Turma B, o CAT inicia com 100 militares matriculados, vindos de diversas unidades e setores da instituição. Ao longo de quatro semanas, os policiais serão formados para atuarem como agente, papel que é peça-chave na promoção da segurança viária e no comportamento dos condutores.
Com o tema “A ética e a humanização no trânsito: O papel do agente no bem estar coletivo”, a palestra de abertura foi apresentada pela sargento Edna Bezerra Falcão, que tem 10 anos de BPTran e há oito atua com educação para o trânsito, sendo uma das integrantes do “Projeto BPTran pela vida”.