ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

IMA participa de atividades do programa Ministério Público pela Educação em São Miguel dos Milagres

O órgão contribui com ações de educação ambiental e análise da água fornecida nas escolas

04/09/2025 15h59 - Atualizado há 5 horas
IMA participa de atividades do programa Ministério Público pela Educação em São Miguel dos Milagres
O programa contempla 23 municípios de diferentes regiões do Brasil

Mary Landim/ Ascom IMA
 

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) integrou, nessa quarta-feira (3), as atividades do programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município de São Miguel dos Milagres, no litoral Norte de Alagoas. A iniciativa tem como objetivo avaliar e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, assegurando o direito à aprendizagem de crianças e adolescentes.

 

Coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), o programa contempla 23 municípios de diferentes regiões do Brasil, selecionados por apresentarem indicadores socioeconômicos e educacionais abaixo da média estadual e nacional.

A participação do IMA acontece por meio do projeto Sede de Aprender, que analisa a água utilizada nas escolas, contribuindo para a garantia do acesso à água potável. O consultor do órgão, Meraldo Rocha, explicou que as coletas de água são feitas nas unidades de ensino e encaminhadas ao laboratório, onde são analisadas. “Após os exames, são emitidos laudos que seguem para os Ministérios Públicos, possibilitando a adoção das medidas necessárias”, destacou.

 

A procuradora da República Raquel de Melo Teixeira, que coordena o MPEduc em Alagoas, ressaltou que o programa busca fortalecer a educação como um todo e que o projeto Sede de Aprender agrega valor à iniciativa ao verificar a qualidade da água disponibilizada nas escolas, configurando uma parceria importante.

Durante a ação, foram feitas visitas às escolas da rede municipal. A primeira escuta pública acontece nesta quinta-feira (4), na Câmara de Vereadores do município, com o propósito de ouvir a comunidade escolar e a população local, identificando os principais desafios da educação básica e construindo, em conjunto, soluções para seu fortalecimento.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp