Um ônibus que circula na linha 920 (Bonsucesso x Pavuna) foi sequestrado e usado como barricada, na manhã desta segunda-feira, em Costa Barros, na Zona Norte do Rio. A ação criminosa ocorreu durante uma operação que o 41° BPM (Irajá) faz no Complexo da Pedreira, naquele bairro. De acordo com o Rio Ônibus, somente em 2025, 68 coletivos já foram sequestrados. Nove pessoas foram presas e cinco fuzis, apreendidos.
De acordo com a PM, operação tem como objetivo reprimir a movimentação de criminosos envolvidos em roubos de cargas e de veículos nos principais acessos à comunidade. A polícia também visa a coibir a movimentação de bandidos ligados às disputas territoriais em diferentes pontos da Zona Norte da capital.
As equipes realizam ainda a retirada de barricadas e de obstáculos físicos, para garantir o direito de ir e vir da população local, bem como a entrada de veículos de concessionárias de serviços públicos essenciais.
Três unidades de saúde que atendem a região de Costa Barros foram impactadas. Uma delas precisou suspender completamente o funcionamento. Já uma clínica da família mantém o atendimento a população, porém as atividades externas no território foram suspensas. A terceira unidade suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade de abertura nas próximas horas.