Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas (PM) deflagrou, ao longo de toda a quinta-feira (10), mais uma edição da, já consolidada, Operação Paz nas Escolas. A iniciativa, desenvolvida por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPRM) e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), tem como objetivo intensificar a presença policial nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Maceió, proporcionando um ambiente mais seguro para alunos, professores e toda a comunidade escolar.
105 instituições de ensino foram contempladas recebendo patrulhamento ostensivo, abordagens preventivas e ações educativas. Esse total foi dividido em quatro áreas estratégicas, com prioridade para aquelas unidades com maior índice de ocorrências. O planejamento estabeleceu policiamento a pé em dois turnos (das 06h às 12h e das 12h às 18h) e policiamento motorizado com 24 guarnições atuando em turnos alternados no intervalo entre 06h e 23h.
“Essa atuação reforça a confiança, inibe ameaças e aproxima a segurança da rotina escolar. Como dizia Paulo Freire, ‘a escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.’ É por essa gente que estamos aqui: para garantir que a escola siga sendo espaço de aprendizagem, convivência e paz”, refletiu a major Noemi Firmo, comandante do BPEsc e coordenadora operacional da operação.
Mais de 400 policiais militares, entre oficiais e praças, foram disponibilizados. Parte do efetivo compõe o quadro administrativo de unidades operacionais do CPRM como o próprio BPEsc, e os Batalhões de Polícia Militar (BPMs): 1º , 4º, 5º, 12º e 13º BPMs. Duplas de policiais a pé foram empregados para atuar dentro e ao redor das escolas, como presença firme e próxima da comunidade.
Paralelamente, o efetivo motorizado ficou incumbido de, além das escolas estaduais, realizar visitas e registros nas escolas municipais e privadas da região metropolitana. O objetivo é fortalecer a presença policial ostensiva em áreas críticas, prevenindo situações de risco e potencializando a sensação de segurança nas escolas.
O comandante do CPRM e coordenador geral explicou que a Operação Paz nas Escolas é um esforço conjunto e coordenado para garantir que o ambiente escolar seja seguro e propício ao aprendizado. “Nossa prioridade é proteger a comunidade escolar, proporcionando segurança pública de qualidade, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. A atuação integrada entre os órgãos de segurança e as instituições educacionais é fundamental para manter a tranquilidade e a ordem dentro e ao redor das escolas, garantindo que alunos, professores e funcionários possam realizar suas atividades sem receios”, salientou o tenente-coronel Hiraque Agnes.
Paz nas Escolas
A ação tem sido bem-sucedida. No ano passado, por exemplo, a PM promoveu a operação nos meses de abril, junho e agosto. Já a primeira edição no ano de 2025, aconteceu no dia 12 do mês de fevereiro, quando mais de 300 policiais reforçaram a segurança nas escolas da Região Metropolitana de Maceió.
O tenente-coronel Hiraque ratificou que “a operação reflete o compromisso da Polícia Militar, respaldada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a prevenção, a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no processo educacional, visando criar um ambiente onde o foco seja, acima de tudo, o desenvolvimento e a formação dos nossos jovens”.