27/05/2024 às 13h47min - Atualizada em 27/05/2024 às 13h47min

Na Estônia, Paulo Dantas e Renata Santos lançam aplicativo que reúne serviços da Sefaz

Sefaz Conectada visa dar celeridade e facilitar o acesso da população aos serviços da Fazenda estadual

Governo de Alagoas
Governador Paulo Dantas lidera a missão que percorre países europeus e diversifica investimentos para áreas sociais e econômicas do estado
Rafael Maynart e Wendel Palhares / Agência Alagoas
 

O governador Paulo Dantas e a secretária da Fazenda, Renata Santos, anunciaram o lançamento do aplicativo "Sefaz Conectada", durante o maior congresso de governança eletrônica do mundo, que ocorreu na Estônia, esta semana. Uma comitiva do Governo de Alagoas participa de uma missão que já percorreu os países Bélgica, Holanda, Inglaterra e Suécia.

 

 

Este novo recurso visa modernizar e facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços da Secretaria da Fazenda (Sefaz), trazendo a administração pública para a era digital. Já é possível fazer o download gratuito em celulares com sistema operacional Android e IOS, nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

 

Paulo Dantas destacou que Alagoas está passando por uma transformação digital. "À medida que levamos uma governança mais digital, fazemos com que o cidadão economize, resolvendo praticamente todos os seus problemas em casa, utilizando o seu computador ou celular de maneira simples, o que nos destaca frente aos outros estados do Brasil", afirmou o governador.

 

O governador destacou, ainda, os programas arrojados implementados em sua gestão, a exemplo do 13º do CRIA e o Programa Correria, que isenta motocicletas de até 175 cilindradas do pagamento de IPVA. Ele ressaltou, também, os avanços significativos em infraestrutura, educação, segurança pública e desenvolvimento econômico que Alagoas tem alcançado.

 

"É por isso que temos as melhores rodovias, estamos construindo mais creches que todos os outros estados do Brasil, e avançamos em segurança pública, desenvolvimento econômico e geração de empregos”, avalia.

 

 

Paulo anunciou que novas funcionalidades serão adicionadas ao aplicativo em novembro, prometendo que esses avanços tecnológicos garantirão um desempenho ainda melhor para o estado em 2024. "São medidas como essa que fazem com que alcancemos tantos resultados positivos", concluiu.

 

Facilidade

De acordo com a secretária Renata Santos, na fase atual, o “Sefaz Conectada” vai disponibilizar os serviços de: agendamentos, certidões, legislação, consultas a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Ordens de Serviço (OS), emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAR) e serviços referentes ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), além de um link direto para a Nise, a assistente virtual fazendária.

 

"É só uma das várias medidas que estamos preparando para trazer ainda mais facilidade para vida dos cidadãos. Neste aplicativo, você vai ter todos os serviços da Sefaz de forma digital na ‘palma da mão’. Isso é uma forma de tornar a Sefaz ainda mais próxima de todos os contribuintes e consumidores alagoanos", afirmou.

 

Nesta versão, há funcionalidades disponibilizadas que não precisam de usuário e senha para serem acessadas. Para usufruir das funcionalidades específicas para o Portal do Contribuinte, como cadastro, certidão, pendências, processos, restrições e termos, é necessário fazer o login devido ao sigilo das informações.

Comitiva

 

Paulo Dantas esteve acompanhado da secretária Dra. Paula Dantas (Planejamento), do secretário Hugo Leahy (Relações Internacionais), do diretor do Itec, Cristiano Mendonça, e do diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp