28/02/2024 às 14h19min - Atualizada em 28/02/2024 às 14h19min

Bairro de Fernão Velho recebe pela primeira vez Feira Agroecológica Novo Jardim

A feira acontece entre os dias de 01 à 03 de março com programação diversificada

Agência de Notícias
Paulo Canuto

A já tradicional Feira Agroecológica Novo Jardim, que acontece rotativamente em outras comunidades o bairro Cidade Universitária, Novo Jardim, Jaraguá,Prado, dinamizando Maceió, e estará pela primeira vez em Fernão Velho, entre os dias 01 à 03 de março. 

Misturando economia criativa, saúde, atividades formativas e cultura, de forma gratuita, com exceção da comercialização de produtos, que são livres de agrotóxicos, cultivados por produtores de assentamentos de cidades como Messias, União dos Palmares, Branquinha entre outras, uma casa de farinha ativa durante os dias da feira, esta edição da feira vai trazer para debate e os Meios de Combate a Violência contra as Mulheres, março mês da Resistência Feminina, debate esse que se faz necessário sempre.

“Feira Agroecológica Novo Jardim no bairro de Fernão velho é uma conquista,  promove o contato entre o campo e a cidade, com vários momentos de intervenção com rodas de conversas, espaço para socialização entre a realidade do trabalhador do campo com a cidade também se revela como um momento de se fazer essa conexão solidária”, conta Diana Aleixo, parte da equipe organizadora da feira.

Para essa primeira edição no bairro de Fernão Velho, a atenção com a saúde vai ser bem explorada, já que haverá atendimentos médicos, aferição de pressão e glicose, fisioterapia laboral e outros, fortalecendo o braço de cuidados com a saúde que é uma das marcas da Feira Agroecológica Novo Jardim.

A parte cultural da feira é muito forte,  e destaca a cultura local, haverá Alexandre Caju e Banda, o forró arretado de Anderson Fidelis, toda a tradição do coco alagoano com Rogério Dyaz e a trincheira, e a discotecagem na “ponta da agulha” com Ed Salú, ressaltando a mistura musical e cultural que temos em nossa capital. As apresentações culturais são totalmente gratuitas.

A programação de atividades é bem diversa e explora muito tudo que envolve a feira, seu meio de produção, valorização dos produtores, através das visitas ecopedagógicas, que passeiam pela feira, tem contato com os produtores, visualizam a produção de farinha, tapioca, pé de moleque, feitos com o melhor do que a sabedoria popular pode oferecer.

“Serão momentos de muita interação, com troca de saberes, fortalecimento da economia, atividades culturais e de saúde, pois esse é a missão da Feira Agroecológica Novo Jardim, ser mais do que um meio de escoar a produção de produtos da agricultura familiar alagoana, mas promover a consciência, interação e integração do campo na cidade”, finaliza Diana.

Para saber mais siga a feira no instagram pelo link https://www.instagram.com/feiraagroecologicanovojardim/

Veja programação completa da feira:

01/03

6:00h Abertura da Feira Agroecológica Novo Jardim – Comercialização e troca de saberes 

Caldo de Cana 

Casa de Farinha

08:00 – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, aferição da glicose, atendimento médico)
09:00h Visita Ecopedagógica – Feira Agroecológica Novo Jardim 
10:00 - Roda de Conversa – Abelhas e o Sistema de Preservação Ambiental – Fernão Velho
14:00 Visita Ecopedagógica – Feira Agroecológica Novo Jardim 
14:00 – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, aferição da glicose, atendimento médico)
Roda de Conversa – Observatório 
Cineclube da Feira 
18:30h Documentário – Memória da Vida e do Trabalho (Fernão Velho-AL)

* Festival Cultural da Feira Agroecológica Novo Jardim*

: No dia 01/03, às 19h, receberemos Alexandre Caju e sua banda para uma apresentação imperdível de forró. @alexandrecaju_

As 21:00 o Fidéllis 

02/03

6:00h Abertura da Feira Agroecológica Novo Jardim – Comercialização e troca de saberes 

Caldo de Cana 

Casa de Farinha

08:00 – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, aferição da glicose, atendimento médico)
14:00h  – Início das atividades do Projeto – Med Amor Por Maceió (aferição da pressão arterial, aferição da glicose, atendimento médico)
14:00 Encontro Unificado da Caminhos da Cultura Alagoana – Nos Territórios 

* Festival Cultural da Feira Agroecológica Novo Jardim*

No sábado, dia 02/03, às 19h, prepare-se para uma experiência sonora única com a Discotecagem de Ed Salú direto da ponta da agulha! 

sábado, dia 02/03, às 21h, prepare-se para uma noite repleta de tradição e ritmo com Rogério Dyaz e a Trincheira, trazendo um repertório de Coco Alagoano! 

03/03
Encerramento da 25ª Feira Agroecológica Novo Jardim

Redes
https://www.instagram.com/feiraagroecologicanovojardim/


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp