15/09/2023 às 17h38min - Atualizada em 15/09/2023 às 17h38min

Detran Alagoas promove ações educativas na Semana Nacional de Trânsito, a partir de domingo (17)

Atividades vão conscientizar crianças, jovens e adultos com peças teatrais, jogos interativos e palestras sobre segurança no trânsito

Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Atividades vão conscientizar crianças, jovens e adultos com peças teatrais, jogos interativos e palestras sobre segurança no trânsito
Kamylla Lima/Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) vai levar diversas ações durante a Semana Nacional de Trânsito para todas as regiões do estado. De 17 a 25 de setembro, serão realizadas atividades educativas voltadas para conscientizar pedestres e condutores. Na programação estão previstas capacitações para instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFCs), um Aulão para Candidatos a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de uma arena de jogos interativos e debates, que funcionará no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes.



A Semana Nacional do Trânsito é comemorada todos os anos, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este ano, a abertura será realizada na segunda-feira (18), no auditório do órgão, às 8h30.



Com o lema “No trânsito siga salvando a vidas”, a campanha vem para mobilizar crianças, jovens e adultos no que diz respeito às regras no trânsito, reforçando um ambiente de convivência e compartilhamento social. Ressaltando esses conceitos, o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que foram projetados conceitos para corroborar a mensagem de segurança no trânsito.



“Estamos empenhados em construir um trânsito mais seguro para todos. Por isso, vamos levar ações para todos os públicos, de todas as idades. Teremos atividades lúdicas para crianças, formando um cidadão mais consciente. Também vamos promover atividades voltadas para os jovens e os adultos. Estamos indo às cidades para compartilhar conhecimento, aumentar a segurança viária e reduzir o número de sinistros e óbitos”, afirmou.



No primeiro dia do evento, haverá um encontro pedagógico com os profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), com as palestras sendo ministradas pelo tenente coronel Ordeli Savedra Gomes (RS), especialista em gestão e legislação de trânsito; e Josimar Amaral (ES), especialista em educação e segurança no trânsito.



Na Arena da Vida, que será montada no Shopping Pátio, de 17 a 24 de setembro. Haverá um circuito de trânsito para crianças, telões para jogos interativos, espelho mágico e distribuição de brindes.



De acordo com Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o órgão vai realizar ações em 13 municípios. Nos interiores, será apresentada para os estudantes a peça teatral “Sua vida vale mais que um like”, que vai alertar sobre os riscos do uso do celular no trânsito e de misturar bebida e direção.



“Não podemos mais admitir mortes no trânsito. Então, o trabalho no interior será realizado com estudantes de todas as idades. Firmamos parcerias com os municípios para fortalecer cada vez o combate às infrações e para que as mortes no trânsito diminuam”, explicou.



Em Maceió, o órgão vai receber estudantes de diversas escolas entre os dias 19 e 25 de setembro. Os alunos vão assistir vídeos educativos sobre segurança no trânsito, participar de debates e de atividades como jogos da memória, quebra-cabeças gigantes, quiz de perguntas e um minicircuito de trânsito.



No sábado (23), haverá o Aulão para candidatos a 1ª CNH. O evento é gratuito e será realizado das 9h às 12h, no auditório da sede do órgão. A ação terá palestras com dicas e técnicas para auxiliar os alunos no momento dos exames teórico e prático. O principal objetivo é reforçar os conhecimentos adquiridos pelos candidatos nos CFCs.



As ações buscam ampliar e aproximar o órgão da população. Todas as atividades passam uma mensagem de educação como cidadania plena para o trânsito, para incentivar comportamentos seguros nas vias, estradas e rodovias do estado.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

17 a 24 de setembro - Arena da Vida, no Shopping Pátio Maceió;

18 de setembro - Abertura da Semana Nacional de Trânsito, na sede Detran, às 9h

18 de setembro - Capacitação pedagógica com os profissionais dos CFCs, às 10h30

19 de setembro - Ações educativas em Major Izidoro e Batalha

19 a 25 de setembro - Atividades educativas com estudantes na sede do Detran

20 de setembro - Ações educativas em Girau do Ponciano e Palmeira dos Índios;

21 de setembro - Ações educativas em Penedo e Igreja Nova

21 de setembro - Curso de Pilotagem Defensiva em União dos Palmares, às 18h;

22 de setembro - Ação educativa no Sesc Arapiraca;

22 de setembro - Ações educativas em Marechal Deodoro e Barra de São Miguel; 

23 de setembro - Curso de Pilotagem Defensiva em União dos Palmares, às 9h;

24 de setembro - Passeio ciclístico em São Miguel dos Campos; e

25 de setembro - Ações educativas em Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp