07/02/2022 às 16h25min - Atualizada em 07/02/2022 às 16h25min

Aulas da rede pública municipal de ensino serão totalmente presenciais a partir da segunda (14)

Ano letivo de 2022 é retomado após quase dois anos de ensinos remoto e híbrido

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Estudantes da rede de ensino municipal voltam às aulas presenciais. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Após quase dois anos de ensino remoto, a rede pública municipal de ensino vai iniciar, na próxima segunda-feira (14), as aulas em formato totalmente presencial em todos os turnos e turmas do ano letivo de 2022.

Nesta segunda-feira (7) foi publicado no Diário Oficial do Município todas as determinações que as unidades escolares e a Educação devem seguir para a retomada das aulas presenciais.

"Vamos voltar 100% presencial por entendermos que é um momento extremamente importante para a educação brasileira. Não estamos desconsiderando os riscos da pandemia, mas o que importa agora é permitir que essa crianças voltem a frequentar a escola. Nenhum adiamento será benéfico para a comunidade escolar, porque os alunos precisam retomar as aulas presenciais, pois estão com déficits de aprendizagem dos últimos dois anos e precisamos retomar essas atividades", pontuou o secretário de Educação, professor Elder Maia.

O secretário informou como deve funcionar o retorno às atividades escolares. “As unidades de ensino deverão retornar presencialmente e sem escala de revezamento, cabendo a cada uma avaliar os espaços físicos e a organização necessária para contemplar o retorno das turmas, conforme os protocolos sanitários, adotando as medidas temporárias de enfrentamento à Covid-19, consoante com os Decretos Municipais publicados pelo Poder Executivo”, explicou.

Nos últimos dois anos, os estudantes e professores precisaram se adaptar ao ensino remoto e depois ao ensino híbrido, no qual os alunos se revezavam entre aulas on-line e presenciais. Pensando na segurança de todos, a Educação, sem poupar esforços, tem executado diversas ações para garantir a segurança de toda a comunidade escolar para o retorno das aulas.

Cerca de 100% das escolas e creches da rede municipal foram reformadas. Houve a ampliação na oferta de transporte escolar e alimentação. Outra ação fundamental foi a renovação de 80% da mobília das unidades de ensino, após quase oito anos, além da contratação de novos 576 profissionais que serão fundamentais para a retomada das aulas.

O secretário e professor Elder Maia exaltou o papel imprescindível da escola na vida das crianças. "A escola é lugar seguro, protegido de abusos, da violência doméstica. Nela há alimentação, cuidado, segurança, conforto. A escola é o principal elo de proteção social de Maceió e por isso devemos zelar pelo bem-estar, integridade e aprendizagens dos nossos estudantes", enfatizou.

O ensino remoto só vai ser ofertado apenas aos estudantes que possuam justificativa médica ou àqueles que fazem parte de grupo de exceções. Destaque para as gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, em idade a partir de cinco anos, que não tenham completado o ciclo vacinal contra a Covid-19. Além de indivíduos menores de cinco anos, que pertençam ao grupo de risco para Covid-19 ou que tenham a condição de saúde mais frágil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp