13/12/2021 às 21h56min - Atualizada em 13/12/2021 às 21h56min

GOVERNO DE AL LANÇA MAIS TRÊS PROGRAMAS E CONSOLIDA NOVA AGENDA PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO

Painel realizado no Instituto Unibanco nesta segunda (13), em São Paulo, apresentou resultados e as perspectivas que estão transformando o ensino, a formação e o futuro dos alunos na rede pública estadual

Alagoas Atenta com Agência Alagoas

Uma nova agenda para a educação pública no Estado. Assim o governador Renan Filho sintetizou o que já se configura como realidade para milhares de estudantes alagoanos durante o encontro Alagoas do Futuro: A Transformação das Juventudes através da Educação Pública, na manhã desta segunda-feira (13) em São Paulo, realizado numa parceria com o Instituto Unibanco. No evento, o Governo de Alagoas lançou três programas para formação de professores, qualificação profissional dos estudantes e abertura de vagas de estágio nas escolas públicas.

O Pontapé da Educação ofertará 1.200 vagas para estagiários de direito, nutrição, educação física e administração em todas as escolas da rede estadual. Já o convênio com o Sistema S vai disponibilizar cursos de qualificação profissional do Senai e do Senac para estudantes da rede estadual. Para a formação de professores, uma parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) vai ofertar cursos de especialização na instituição.

As novas ações fazem parte de um esforço amplo para assegurar direitos e gerar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. Ao lado de secretários, entidades e representantes estudantis, o governador apresentou iniciativas cujos resultados e perspectivas já estão transformando e aprimorando o ensino e a formação humana e profissional de 175 mil alunos de maneira inédita nas mais de 300 escolas da rede pública em Alagoas.


Com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto Unibanco pelo YouTube e pelas redes sociais do Governo do Estado, o evento trouxe dois painéis que reafirmaram a importância e urgência de realizar investimentos para os jovens a partir de uma estratégia multissetorial.

“Se a gente melhora o salário, constrói um ambiente pedagógico legal, melhora a estrutura física das escolas, incentiva o professor, cria um programa para que o aluno seja assíduo, mas se não tiver merenda... não vai. Então, um programa para funcionar, uma estratégia para funcionar, tem que ser ampla mesmo, e cada uma delas tem que dar resultado para somar esforços”, considerou Renan Filho.

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, reconheceu o mérito e o diferencial nas ações do Governo de Alagoas, além de sublinhar o largo horizonte aberto para os jovens alagoanos, incluindo perspectivas mais concretas de mobilidade social. “É muito corajoso, ambicioso, mas me parece realista. O senhor [governador Renan Filho] está tornando público não apenas um programa, mas uma estratégia multissetorial e que vai ao encontro deste enorme desafio de dar conta, sobretudo, das juventudes mais vulneráveis”, observou.

Como representante de outra instituição parceira, José Henrique Paim Fernandes, diretor do Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também destacou o perfil multissetorial das ações direcionadas à educação no Estado. “Qualquer estratégia de atendimento da juventude não deve envolver somente a educação, mas também outras áreas como a assistência social e a saúde. Para chegar aos diversos públicos de forma correta, a gente não pode atender de forma igual os desiguais”, considerou.

O secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, repassou os principais programas lançados pelo Governo do Estado no âmbito da educação, a exemplo do Cartão Escola 10, o Vem que Dá Tempo e o Professor Mentor, entre outros: “Novos projetos que mudarão a história de uma grande e representativa parcela da população de Alagoas ao longo dos próximos anos”, afirmou.


Diretamente do município Coruripe, a aluna da rede estadual e vice-presidente da Coordenação de Grêmios Estudantis de Alagoas (Cegreal), Wanyelle Miriam Bezerra, representou a classe ao evidenciar a importância da escola de ensino integral na formação humana dos estudantes, e do Cartão Escola 10 para o combate da evasão escolar.

“Quando vi [o secretário da Educação] Rafael falar em criar novas escolas com ensino integral, fiquei muito feliz. Quando eu entrei na escola de ensino integral, eu percebi como isso pode ampliar a minha visão sobre a sociedade. Não é fácil ficar das 7h às 18h, mas é de suma importância. É ali que você vai aprender e conseguir lidar com o mundo que é fora da escola. E pode ter a certeza que, com a bolsa, as escolas estarão cheias de estudantes”, previu a aluna.

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, atentou para a necessidade que havia em Alagoas de elaborar um programa destinado aos jovens. Para tanto, uma estratégia foi desenhada e executada com o cuidado de não desequilibrar o arcabouço fiscal do estado. “Os projetos para a juventude serão a força propulsora para o desenvolvimento do estado nos próximos 20, 30 anos, mudando Alagoas do patamar atual de educação. Provavelmente, vamos dar alguns saltos nos próximos anos com esses projetos”, indicou Santoro.


Por fim, o governador Renan Filho reforçou a diretriz de priorizar as juventudes alagoanas. “No nosso governo agora temos uma somatório de cuidados com a primeira infância – com o Cartão CRIA e o Programa CRIA –, e agora vamos entrar com um programa muito forte de transferência de renda baseado pela educação – o Cartão Escola 10 –, que quando somados vão chegar a aproximadamente 400 milhões de reais por ano”, estimou.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp