O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta terça-feira (17), a ordem de serviço de mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cidade Sorriso I, no Benedito Bentes. A nova unidade educacional vai atender 190 crianças de até quatro anos incompletos.
“Com essas obras, vamos acolher crianças que estavam fora da rede de ensino. Vamos ofertar oportunidade e ter cuidado na primeira infância, assim como fizemos com o Bolsa Escola Municipal (BEM). Com isso, começamos a criar uma rede robusta de proteção a essas crianças, que vai ajudar os pais e trazer também segurança alimentar a essas crianças. Hoje estamos trazendo a creche e futuramente vamos trazer equipamentos de esportes e cultura para fortalecer ainda mais essa rede de proteção”, destacou.
O secretário de Educação, Elder Maia, anunciou durante a solenidade que a partir desta ordem de serviço, todos os CMEIs funcionarão em tempo integral, das 8h às 16h para fortalecer o ensino da primeira infância.
“Maceió está entre as capitais com o menor número de alunos matriculados nessa etapa, que é a mais importante da vida educacional de um aluno. Somente 1% dos alunos dos CMEIs estudam em tempo integral aqui na capital. Por isso, a partir desta ordem de serviço, todas as outras que nós iremos assinar, também passarão a funcionar em tempo integral. A criança que permanece na escola o dia todo se torna um adulto mais capaz, mais acolhedor e mais preparado para o mercado de trabalho”, anunciou Elder Maia.
Os pais comemoram a assinatura da construção da creche perto de casa. Para a mãe Sandra Monteiro, a obra vem como uma bênção para a comunidade.
“Tenho três filhos e isso aqui é uma bênção, porque há necessidade de tirar as crianças da situação de rua e colocar num equipamento como esse. Aqui tinha uma creche, mas não era suficiente para as necessidades. Então, colocávamos em outros bairros, e havia a dificuldade de transporte, porque nem sempre as mães têm condições de se deslocar para outros bairros. Esse é um momento importante para nós”, comemorou Sandra.
A obra está orçada em R$ 1,7 milhão e tem previsão para ser concluída em oito meses. A Secretaria Municipal de Educação recolheu diversos currículos dos moradores para que possam trabalhar na construção da creche. O Município fez acordo com a empresa, para que grande parte dos funcionários contratados fossem da comunidade, como forma de também gerar emprego e renda em mais uma obra da Prefeitura.
Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió