28/07/2021 às 22h49min - Atualizada em 28/07/2021 às 22h49min

Índice de atrasados para 2ª dose da vacina cai para 6%, mas segue alto em Maceió

Levantamento atualizado nesta terça-feira (27) indica que 10.993 pessoas não concluíram a imunização

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Maceió mantém aplicação da segunda dose das vacinas contra Covid-19. Foto: Ascom SMS

O número de pessoas que não compareceram aos pontos de vacinação na data marcada para aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19 segue alto em Maceió. Um levantamento atualizado na última terça-feira (27) aponta que 10.933 pessoas estão com o calendário vacinal atrasado, o que representa 6% de faltosos. Destes, 4.622 não tinham concluído a imunização com a vacina Coronavac e 6.311, com Astrazeneca.

De acordo com as últimas análises, o índice de faltosos tem oscilado entre 6% e 8%, tendo a avaliação atual atingido o índice mais baixo das últimas semanas de avaliação. No último relatório, de 20 de julho, eram 7%, mantendo o mesmo índice da semana anterior, divulgado em 13 de julho; no dia 7 de julho, eram 8%.

Embora o índice de 6% seja o mais baixo das últimas quatro semanas, a situação é preocupante, uma vez que o ciclo das vacinas Coronavac e Astrazeneca, que estão disponíveis para a segunda dose em Maceió, prevê a administração de duas doses para efetivar a imunização.

A médica infectologista Maria Claudiane Bezerra de Souza, do Bloco I do PAM Salgadinho, convoca as pessoas a completar a imunização e explica a necessidade de concluir o processo.

“No caso da vacina contra a Covid-19, a maioria dos imunizantes disponíveis constitui um ciclo de duas doses. A segunda dose tem a função de aumentar os títulos de anticorpos e melhorar a resposta celular específica, fazendo com que o retorno imunológico seja mais eficaz e duradouro. Assim, um indivíduo que tome apenas uma dose da vacina de um ciclo duplo, não está ainda imunizado”, alerta.

A especialista orienta as pessoas que estão com o calendário atrasado a buscar os postos para concluir a imunização o quanto antes. “Mesmo quem está atrasado precisa procurar um posto de vacinação para receber a segunda dose”, afirma a médica.

Cuidados

Claudiane Bezerra lembra que o controle da pandemia depende do percentual de pessoas vacinadas e dos cuidados individuais para a proteção. “Somente quando um percentual de mais de 70% da população estiver completamente vacinado contra a Covid-19 é que deve ocorrer o controle da pandemia. Até lá, devemos manter todos os cuidados para evitar o adoecimento, como o distanciamento social, uso da máscara e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência”.

A análise foi feita por meio da plataforma de dados abertos da vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (base de dados 26/07/2021), considerando apenas o município de aplicação Maceió. O relatório explica que, em razão de a base ser referenciada ao local de aplicação, alguns destes usuários podem ter recebido a segunda dose em outras localidades.

A segunda dose da Astrazeneca está disponível nos oito pontos fixos, localizados nos estacionamentos da Justiça Federal e de Jaraguá, em sistema drive-thru, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), no Papódromo (Vergel), no Terminal do Osman Loureiro e, por fim, no Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) das 9h às 16h. Já a segunda dose da Coronavac está disponível no Shopping Pátio.

Ascom SMS


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp