De acordo com Anna Carla Luna, o convite representa um reconhecimento da atuação do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar na rede municipal de educação. “Esse convite foi feito pelo nosso desempenho e atuação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) , inclusive com contribuições em eventos nacionais e internacionais. Além disso, realizamos várias formações tendo como público nutricionistas e estabelecemos parcerias com organizações e instituições de ensino privadas e públicas”, diz Anna Luna.
Ainda de acordo com Anna Carla Luna, essa cooperação traz tanto benefícios para o desempenho dos nutricionistas que atuam na alimentação escolar e precisam de formações contínuas, quanto para os alunos das redes municipais e estadual.
Ainda de acordo com ela, a participação se dará por meio de ações educativas nas redes do TCE-AL, assim como nas redes do CRN-6, contemplando, portanto, milhares de alunos dos municípios alagoanos.
A ação pioneira envolve e contempla não só os profissionais de nutrição do estado, como também toda sociedade. De acordo com o presidente do Conselho, Samuel Paulino, a cooperação entre os órgãos permitirá que outros estados e municípios repliquem a ideia em suas localidades.
“Esse é o primeiro convênio do tipo no Brasil, onde a parceria entre Tribunal de Contas e o Conselho Regional de Nutrição, da 6ª região de Nutrição, servirá como modelo para outros estados e municípios trabalharem em busca da garantia do direito à segurança alimentar para os alunos da rede pública de ensino dos municípios alagoanos”, diz o presidente.
Leonardo André (estagiário) / Ascom Semed