Governo do Estado incentivará estudantes que confirmarem participação da prova Saeb 2025

Incentivo será destinado a estudantes das 3ª e 4ª série do ensino médio da rede pública de ensino que confirmarem participação do exame

Por
Governo do Estado incentivará estudantes que confirmarem participação da prova Saeb 2025
Serão distribuídos mais de R$ 3 milhões em bolsas

Manuella Nobre / Ascom Seduc
 

O governador Paulo Dantas anunciou, por meio do seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira (13), o pagamento de incentivo para estudantes das 3ª e 4ª série do ensino médio da rede pública estadual que participarem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que acontece de 20 a 31 de outubro em todo o país.

 

“Eu tenho uma ótima notícia para você que é aluno da nossa rede estadual. Você, estudante do ensino médio, neste mês de outubro nós teremos a prova Saeb. E, se você participar, estiver presente, fizer a prova, você vai receber uma bonificação. Você que é aluno do ensino regular, que já recebe R$100 pela bolsa permanência, vai receber mais R$100, ou seja, R$ 200. E você que é aluno do regime integral, que já recebe R$ 150, se participar da prova, vai receber uma bonificação de mais R$150, ou seja, R$ 300”, informou.

 

“Educação em Alagoas é a nossa prioridade e você, aluno, precisa contribuir para que o estado de Alagoas dê exemplo, alcance os principais indicadores e as principais posições no ranking nacional também na produção de conhecimento”, ressaltou Paulo Dantas.

 

Distribuição e pagamento

 

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o incentivo está inserido no âmbito do Programa Cartão Escola 10, sendo pago na mesma data da bolsa permanência, seguindo os quantitativos de estudantes matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino médio, habilitados a realizarem o Saeb.

 

“Esta é uma notícia maravilhosa, de grande incentivo e estamos contando com a participação dos nossos estudantes. O pagamento acontecerá na mesma data que a gente pagar a bolsa permanência de novembro, sendo somada a bonificação para quem fez a prova”, explica a gestora.

 

O total geral previsto para pagamento será de R$ 3.217.000,00, a serem distribuídos a 28.594 estudantes, conforme o nível e a modalidade de ensino:

 

- 3º ano regular do Ensino Médio: 20.886 estudantes × R$ 100,00 = R$ 2.088.600,00;

 

- 3º ano em Tempo Integral: 7.152 estudantes × R$ 150,00 = R$ 1.072.800,00;

 

- 4º ano: 556 estudantes × R$ 100,00 = R$ 55.600,00.

 

O que é o Saeb?

 

Executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante, a partir da aplicação de testes e questionários, a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada.

 

A partir do Saeb é possível observar os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. Estes resultados também são usados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


FONTE: Governo de Alagoas
  • Ir para GoogleNews
Tags »
Notícias Relacionadas »