Neide Brandão / Ascom Hospital do Coração Alagoano
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, os pacientes do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, passam por uma avaliação odontológica completa. A medida é essencial para evitar complicações durante o tratamento, já que infecções bucais podem representar sérios riscos à saúde do coração.
Um dos pacientes acompanhados pela equipe é o pequeno Rhuan Levi Sena da Conceição, de 6 anos, que chegou ao ambulatório cheio de curiosidade e sorrisos. Diagnosticado com uma cardiopatia ainda durante a gestação, aos sete meses de gravidez da mãe, Roberta da Conceição, Rhuan recebe acompanhamento regular no Hospital do Coração Alagoano e também foi avaliado pela equipe de odontologia antes de sua cirurgia.
“Rhuan é acompanhado por uma equipe muito cuidadosa. Fiquei tranquila ao saber que a dentista também iria avaliar ele, porque entendi que tudo está interligado. A saúde da boca influencia no coração”, relatou Roberta da Conceição, a mãe do paciente.
Entre risadas e espontaneidade, o pequeno Rhuan fez questão de elogiar a dentista. “A tia é muito legal! Ela me ensinou a escovar direitinho e disse que, se eu cuidar dos meus dentes, vou ficar forte igual um super-herói!”, relatou, orgulhoso.
Cuidado Fundamental
Lídia Lisboa, odontopediatra no Hospital do Coração Alagoano, explica que o cuidado bucal é parte fundamental da segurança dos pacientes cardiopatas. “A saúde começa pela boca. Existem bactérias que têm livre acesso pela boca e podem causar endocardite bacteriana, uma infecção grave que atinge o coração. Por isso, qualquer foco de infecção – como cárie, obturação caída ou cavidade aberta – precisa ser tratado antes da cirurgia”, orienta a especialista.
A odontopediatra no Hospital do Coração Alagoano reforça também a importância da prevenção. “Uma alimentação equilibrada, com menos doces, e a escovação correta, especialmente antes de dormir, são medidas simples que fazem toda a diferença na saúde das crianças. Cuidar dos dentes é cuidar do corpo inteiro”, destaca.