ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Odontopediatria do Hospital do Coração Alagoano garante mais segurança aos pacientes

Avaliação odontológica antes das cirurgias reforça o cuidado integral e a segurança dos pacientes na unidade hospitalar

09/10/2025 20h40 - Atualizado há 13 horas
Odontopediatria do Hospital do Coração Alagoano garante mais segurança aos pacientes
Antes de qualquer procedimento cirúrgico, os pacientes do Hospital do Coração Alagoano passam por uma avaliação odontológica completa

Neide Brandão / Ascom Hospital do Coração Alagoano
 

Antes de qualquer procedimento cirúrgico, os pacientes do Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, passam por uma avaliação odontológica completa. A medida é essencial para evitar complicações durante o tratamento, já que infecções bucais podem representar sérios riscos à saúde do coração.

 

Um dos pacientes acompanhados pela equipe é o pequeno Rhuan Levi Sena da Conceição, de 6 anos, que chegou ao ambulatório cheio de curiosidade e sorrisos. Diagnosticado com uma cardiopatia ainda durante a gestação, aos sete meses de gravidez da mãe, Roberta da Conceição, Rhuan recebe acompanhamento regular no Hospital do Coração Alagoano e também foi avaliado pela equipe de odontologia antes de sua cirurgia.

 

“Rhuan é acompanhado por uma equipe muito cuidadosa. Fiquei tranquila ao saber que a dentista também iria avaliar ele, porque entendi que tudo está interligado. A saúde da boca influencia no coração”, relatou Roberta da Conceição, a mãe do paciente.

 

Entre risadas e espontaneidade, o pequeno Rhuan fez questão de elogiar a dentista. “A tia é muito legal! Ela me ensinou a escovar direitinho e disse que, se eu cuidar dos meus dentes, vou ficar forte igual um super-herói!”, relatou, orgulhoso.

Cuidado Fundamental

 

Lídia Lisboa, odontopediatra no Hospital do Coração Alagoano, explica que o cuidado bucal é parte fundamental da segurança dos pacientes cardiopatas. “A saúde começa pela boca. Existem bactérias que têm livre acesso pela boca e podem causar endocardite bacteriana, uma infecção grave que atinge o coração. Por isso, qualquer foco de infecção – como cárie, obturação caída ou cavidade aberta – precisa ser tratado antes da cirurgia”, orienta a especialista.

 

A odontopediatra no Hospital do Coração Alagoano reforça também a importância da prevenção. “Uma alimentação equilibrada, com menos doces, e a escovação correta, especialmente antes de dormir, são medidas simples que fazem toda a diferença na saúde das crianças. Cuidar dos dentes é cuidar do corpo inteiro”, destaca.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »