29/05/2021 às 20h40min - Atualizada em 29/05/2021 às 20h40min

Maceió avança na economia de energia com tecnologia LED

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Orla marítima também foi beneficiada. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Assinalado neste dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia foi criado para sensibilizar e motivar as pessoas quanto à necessidade de poupar energia, além de alertar sobre seu impacto ambiental. Tendo isso em vista, a Prefeitura de Maceió vem realizando a substituição das luminárias convencionais pela tecnologia em LED, sinônimo de eficiência e economia.
 

Desde fevereiro, cerca de 1.800 luminárias de LED foram instaladas por toda a cidade, gerando uma redução de -43.499 KWH (quilowatt-hora). Isso representa uma economia mensal aos cofres públicos de quase R$ 20.000,00. A tecnologia também traz benefícios ao meio ambiente, já que reduz a emissão de CO² (gás carbônico) na atmosfera em até 12Ton, equivalentes ao plantio de 92 árvores; e não emite raios infravermelhos e ultravioletas.

Por fim, a mudança ilumina melhor e garante maior facilidade na manutenção do serviço, já que tem uma durabilidade até três vezes maior que as lâmpadas de vapor de sódio.

Equipes realizam as manutenções durante o dia. Foto: Secom Maceió

“Não se trata apenas da economia do dinheiro público, mas também compromisso com o meio ambiente e bem-estar das pessoas. Maceió está no caminho do futuro. Estamos estruturando projetos para mudar nossa cidade, garantindo eficiência, segurança e crescimento para todos. Vamos melhorar a vida dos moradores e de quem vem nos visitar”, pontua o prefeito JHC.

Vale do Reginaldo em LED. Foto: Davysson Mendes/Secom Maceió

À frente da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), João Folha explica que uma iluminação de qualidade torna a cidade mais segura, viabiliza os serviços essenciais e gera condições para o desenvolvimento da sociedade. “Nosso objetivo é transformar Maceió em uma cidade verdadeiramente inteligente, com qualidade de vida e condições para o maceioense prosperar de verdade, além de um consumo eficiente para o meio ambiente”, explica o superintendente.

  
Avenida Garça Torta, no Benedito Bentes, está mais iluminada e segura. Foto: Secom Maceió

Expectativas para o futuro

Até o momento, a tecnologia já chegou a locais como as Grotas do Rafael, no Jacintinho, e da Alegria, no Benedito Bentes; além do Vale do Reginaldo, no Poço; da Vila dos Pescadores, no Trapiche da Barra; e das Avenidas Pratagy e Garça Torta, ambas no Benedito Bentes. A orla marítima de Maceió também recebeu o benefício, do coreto do Jaraguá até o Pontal da Barra, com as mudanças das luminárias na Avenida Assis Chateaubriand que deverão ser concluídas em breve.

  
Grota do Rafael antes e depois da melhoria. Foto: Secom Maceió

De acordo com o superintendente da Sima, a expectativa até o fim do ano é dobrar essa economia mensal. “Estamos fazendo um trabalho intenso de iluminação em toda Maceió, vamos levar o LED para outros pontos da capital. Nosso objetivo é, pelo menos, dobrar esses valores, garantindo a melhoria para ainda mais pessoas. Mais luz significa mais segurança e mais qualidade de vida”, afirma João Folha.

Grota do Rafael foi totalmente beneficiada. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Millena Barroca/Secom Maceió e Rafaela Melo/Ascom SimaE


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp