29/05/2021 às 20h24min - Atualizada em 29/05/2021 às 20h24min

Para diminuir lixo nas ruas, Previne Maceió distribui 15 mil lixeiras para carro

Acúmulo de resíduos tem sido a principal causa de alagamentos em Maceió

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Material vem sendo entregue em diversos pontos da cidade. Foto: Max Fernandes

A Prefeitura de Maceió iniciou a entrega de 15 mil lixeiras para carros em diversos pontos da cidade em uma campanha educativa para o descarte correto de lixo. A distribuição integra mais uma ação preventiva do Programa Previne Maceió durante o período chuvoso na cidade.

Nas ruas, as equipes do Grupo Especial de Trabalho (GET) mostram para a população que os resíduos jogados diariamente nas ruas acabam se acumulando em galerias, bocas de lobo e canais, provocando pontos de alagamentos, o que acarreta algumas vezes em inundações de residências.  

O coordenador do Previne Maceió, secretário Francisco Sales, salienta que a campanha tem sido um trabalho de formiguinha nas ruas, com diálogo direto com a população, mostrando os danos causados pelo lixo e pontuando como a participação de cada um é fundamental na prevenção de enchentes e alagamentos.

“Em diversos pontos com área de risco nós estamos buscando nos antecipar com serviços preventivos, mas o lixo é um dos nossos maiores inimigos. Em todos os locais que constatamos alagamentos na cidade, é o lixo que está impedindo a passagem da água da chuva”, pontuou Francisco Sales.

População foi orientada sobre o descarte correto de lixo. Foto: Max Fernandes

Somente nos primeiros quatro meses desse ano, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) conseguiu limpar e recuperar mais de 800 galerias em diversos pontos da cidade, de onde foram retiradas 140 toneladas de resíduos.

Além disso, a intervenção da Prefeitura de Maceió executou serviços de limpeza de 14 canais que cortam a cidade, de onde foram retiradas de 4.700 toneladas de resíduos pelas equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

“A Prefeitura de Maceió tem ido aos locais, fazendo o trabalho preventivo para evitar que esse acúmulo de água venha invadir residências e deixar pessoas desabrigadas. Mas precisamos muito do apoio da população. Tiramos muito lixo nas áreas de encostas, principalmente nos canais de drenagem das grotas. Estamos fazendo um trabalho in loco em todas comunidades e bairros e precisamos da adesão das pessoas para podermos ter um resultado positivo”, acrescentou Francisco Sales.

Em algumas galerias limpas na cidade, os trabalhadores chegaram a encontrar pneus obstruindo a passagem da água. A Prefeitura disponibiliza de Ecopontos e 21 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) pelas principais praças e avenidas de Maceió para que a população possa ajudar na manutenção da cidade limpa.

Gilca Cinara – Ascom SMG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp