O multi-instrumentista, compositor e arranjador Hermeto Pascoal, conhecido como "Bruxo dos Sons", faleceu aos 89 anos nesse sábado (13), no Rio de Janeiro. A perda do ícone alagoano de Lagoa da Canoa gerou uma onda de comoção e homenagens entre personalidades da música e da cultura do país.
Hermeto Pascoal nasceu no dia 22 de junho do ano de 1936 e ficou conhecido no Brasil e no mundo pela genialidade, técnica inovadora e contribuição inestimável para a música instrumental e a cultura. Ele já venceu três vezes o Grammy Latino e compôs cerca de 10 mil músicas ao longo de 70 anos de carreira.
O velório do ícone da música e da cultura será realizado na segunda-feira, 15, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público.
A causa da morte não foi divulgada, mas os familiares confirmaram que ele faleceu cercado por entes queridos.
Veja personalidades que homenagearam o alagoano:
Margareth Menezes, cantora e ministra da Cultura: “Um mestre generoso que transformou a música brasileira em alquimia sonora, ousando ir além do imaginável e mostrando que a arte nasce da liberdade e da criatividade. Sua perda entristece todo o Brasil. Hermeto é patrimônio da nossa cultura. Sua magia segue viva no povo brasileiro e em todos os artistas com quem ele criou. Que sorte tivemos! Meus sentimentos aos amigos, familiares e fãs. Obrigada, mestre”.
Caetano Veloso, cantor: "Hermeto é grandeza da música no Brasil, um dos pontos mais altos da história da música no Brasil e que se expôs ao mundo com muita clareza e força. Uma coisa imensa. Eu o conheci e botei o nome dele em duas canções minhas, pelo menos, e tive discussão pública com ele. Mas o que importa é a grandeza musical que era Hermeto".
Tiago Iorc, cantor: “Ele nunca foi desse plano. Sempre esteve aqui nos mostrando a imensidão que somos. Boa viagem, maestro”. Para a cantora Zélia Duncan, o multi-instrumentista foi um “mestre absoluto, filho preferido da deusa música”.
Serginho Groisman, apresentador: “Viva para sempre Hermeto Pascoal. Um gênio da nossa música. Tive a honra de recebe-.lo no colégio Equipe e em todos os programas de TV que tive. Para ele todo som deve ser exaltado. Por isso usava qualquer objeto diferentes ou até galinhas, porcos, cachorros em suas músicas. Foram shows lindos, longos e inesquecíveis. Nosso Bruxo da MPB vai fazer um lindo som onde agora estiver”.