ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Artesãos alagoanos marcam presença na 7ª edição da Fenacce, em Fortaleza

Evento começa nesta terça-feira e prossegue até dia 14 de setembro

10/09/2025 02h25 - Atualizado há 10 horas
Artesãos alagoanos marcam presença na 7ª edição da Fenacce, em Fortaleza
São dez expositores do estado no evento selecionados por edital

Julyan Bomfim (Ascom Serfi)*
 

Grupos produtivos, associações e artesãos individuais do Programa Alagoas Feita à Mão participam, a partir desta terça-feira (9), da 7ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Expositores dos 27 estados brasileiros se reúnem com o objetivo de promover trocas culturais, oportunidades de negócio e fortalecimento da economia criativa.

 

“Depois de Paris, Alagoas marca agora presença na Fenacce, com apoio do Governo de Alagoas. O governador Paulo Dantas tem priorizado iniciativas de incentivo à geração de renda e à preservação da identidade cultural alagoana, porque também compreende a força desse segmento para a economia do estado. E nós, da Serfi e do Programa Alagoas Feito à Mão, e a secretária de Estado Paula Dantas (Seplag), estamos juntos na execução dessa missão”, destacou o secretário de Estado de Relações Internacionais e Federativas, Júlio Cezar.

 

Na lista dos dez expositores de Alagoas que foram selecionados por edital estão: Grupo Produtivo Luart, Grupo Produtivo Artesanato Mão à Mão, Associação das Bordadeiras e Costureiras de Capela, Enauro Luiz Rocha Costa, Ariane Taila Capistrano Pita, Aline Gonçalves Santos, Fátima Maria Vieira Pereira Ribeiro, Rafael da Silva Palmeira, Edmilson Valentim de Souza e Adeildo Gomes Santos.

 

Para a secretária executiva da Serfi, gestora do Programa Alagoas Feita à Mão, Júlia Caroá, a participação de Alagoas na Fenacce reforça a diversidade, a qualidade e a tradição do artesanato produzido no estado, além de ampliar a visibilidade e a inserção dos artesãos em novos mercados nacionais.

 

 “Nosso papel é apoiar a produção, a comercialização e a geração de renda dos artesãos. Trouxemos o bordado, a madeira, as fibras naturais, o filé e o coité, nosso patrimônio cultural. A expectativa é superar os resultados do ano passado, ampliar parcerias e mostrar que o programa é a vitrine de Alagoas aqui no Ceará”, afirma Júlia.

 

Novidades da Fenacce 2025

 

Nesta sétima edição, a Fenacce apresenta novidades, a exemplo da 1ª Mostra de Música do Festival Fenacce, criada para valorizar a produção autoral e incentivar a cena independente nacional. Além da exposição de artesanato, o público terá acesso a shows, gastronomia, oficinas, desfiles de moda e palestras sobre economia criativa.

 

De acordo com Stella Pavan, promotora do evento e presidente do Sindieventos CE, o objetivo é ampliar o acesso à cultura nacional. “Mais do que uma vitrine artística, a Mostra de Música reforça o compromisso com a valorização de novos talentos, para ampliar a diversidade cultural e fortalecer a cena musical independente”, afirma.

 

Durante o evento, também haverá a Rodada de Negócios Nacional, que reunirá compradores de todo o país interessados em estabelecer parcerias com artesãos. Na última edição, em 2024, o evento movimentou R$ 20 milhões em vendas, recebeu 60 mil visitantes e arrecadou mais de 41 toneladas de alimentos para doação.

 

Mais do que uma tradição cultural, o artesanato desempenha papel fundamental na economia. Segundo o IBGE, o setor movimenta cerca de R$ 100 bilhões por ano no Brasil, equivalente a 3% do PIB nacional. O Sebrae aponta ainda que 8,5 milhões de pessoas vivem do artesanato, sendo 77% mulheres, o que reforça seu impacto social e socioeconômico.

 

A Fenacce 2025 prossegue até dia 14 de setembro. A entrada será solidária, mediante a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, que darão acesso ao pavilhão de expositores. O evento terá programação diferenciada: no dia 9, das 9 às 21 horas, será destinado exclusivamente a compradores lojistas credenciados; entre os dias 10 e 12, o horário de visitação será das 14 às 21 horas; e nos dias 13 e 14, das 10 às 21 horas.

 

 

* com informações da Ascom Fenacce


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp