(Saúde) Agosto Dourado: Sesau realiza capacitação sobre importância do aleitamento materno

Ação ocorreu nesta segunda-feira, no auditório do Senai, situado no bairro Poço, em Maceió

05/08/2025 10h11 - Atualizado há 1 dia
(Saúde) Agosto Dourado: Sesau realiza capacitação sobre importância do aleitamento materno
Capacitação sobre a importância do aleitamento materno promovida pela Sesau teve a parceria da Secria e da Secdef

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
 

Em mais uma ação da Campanha Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu capacitação sobre a importância do aleitamento materno para técnicos dos 102 municípios alagoanos. A ação ocorreu nesta segunda-feira (4), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Maceió.

 

 

A capacitação teve como tema “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA) e a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), também promotoras do incentivo ao aleitamento materno.

 

Durante a iniciativa foram realizadas palestras de profissionais renomados da área. Os especialistas trataram de temas como políticas públicas que sustentam a amamentação e boas práticas no suporte à amamentação.

A superintendente de Ações Estratégicas da Sesau, Karini Omena, destacou a importância do aleitamento materno para a saúde e desenvolvimento do bebê. “O aleitamento materno é considerado o alimento perfeito para a criança, sendo capaz de prover todos os nutrientes necessários para o crescimento do bebê além de ser essencial para a melhora da resposta imunológica, reduzindo infecções e potencializando o efeito das vacinas”, destacou.

 

 

Bancos de Leite Humano

 

Já a coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, pediatra Andréa Pinheiro, ressaltou que o leite materno tem todos os nutrientes de que os bebês precisam até os seis meses de vida, protegendo-os contra várias doenças. “Em casos em que as mães não podem amamentar, pode-se procurar os bancos de leite que oferecem uma opção segura para garantir que o bebê tenha acesso a um recurso natural tão importante para todos”, reforçou.

Presente ao evento, a enfermeira Carolina Monteiro, que atua no Hospital da Mulher de Alagoas, destacou a importância de momentos como o Agosto Dourado para a população. “É sempre importante que todos entendam a importância do aleitamento materno e ter um mês com eventos dedicados ao tema é essencial para que o esclarecimento sobre o tema cresça”, reforçou.

 

REDE ESTADUAL DE BANCOS DE LEITE HUMANO:

 

 

MACEIÓ
Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) – Bancos De Leite Humano, localizado na Avenida Comendador Leão, no bairro do Poço | (82) 3315 - 4434 e 98833-8808 (WhatsApp)

Hospital Universitário (HU) – Banco de Leite Humano, localizado na Avenida Lourival Melo Mota, no bairro Tabuleiro do Martins | (82) 3202-3945  

 

ARAPIRACA

Hospital Regional – Banco de Leite Humano Ivete França Lima, localizado na Rua Padre Cícero, no bairro do Centro | (82) 98109-9112  

 

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

Santa Casa – Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, localizado na praça Dr. José Inácio | (82) 3271-9401  

 

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Maternidade Santa Olímpia – Banco de Leite Humano Dra. Kátia Born, localizado na Avenida Deputado Medeiros Neto | (82) 3421-9000  

 

POSTOS COLETAS

Posto de Coleta do Hospital Nossa Senhora da Guia - Rua Comendador Calaça, 1.244 - Poço - Maceió / Telefone: 82-3202-5531

 

Posto Coleta URS Dr. Hamilton Falcão - Avenida Norma Pimentel da Costa S/N, Benedito Bentes - Maceió / Telefone: 82-3312-5422


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp