ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Segurança Pública promove curso de inteligência de dados aplicados para policiais civis e militares

Objetivo é capacitar profissionais a utilizar metodologias e ferramentas para promover maior eficiência nas operações e na prevenção e repressão de crimes

20/05/2025 16h28 - Atualizado há 6 horas
Segurança Pública promove curso de inteligência de dados aplicados para policiais civis e militares
Segunda etapa da capacitação acontece de forma presencial na sede da Escola Superior da Polícia Civil, em Maceió

Roberison Xavier / Ascom SSP
 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia de Ensino Integrado, promove mais uma capacitação voltada ao combate à criminalidade. É o curso de inteligência de dados aplicado à segurança pública, que visa capacitar policiais civis e militares na utilização de metodologias e ferramentas de Business Intelligence (BI) para promoção de maior eficiência no trabalho de prevenção e repressão de crimes.

 

Quarenta profissionais que integram equipes de planejamento operacional participam da capacitação, realizada em duas etapas – uma on-line, que aconteceu no início do mês de maio, e a outra presencial, agora entre os dias 19 e 23 deste mês. Esta fase ocorre na Escola Superior da Polícia Civil, no bairro de Santa Amélia, em Maceió.

 

A ideia é que a partir da integração de sistemas da Central de Atendimento e Despacho (Cad), Pentaho, ArcGIS, SIESP e PowerBI, os operadores e gestores possam desenvolver habilidades específicas na análise e interpretação de dados, assim como na criação de dashboards e relatórios analíticos que orientem uma atuação ainda mais estratégica.

 

Na grade curricular, estão disciplinas como Mapeamento Criminal; Análise de Ameaças, Riscos e Vulnerabilidade; Tecnologia Aplicada à Segurança Pública e Introdução ao BI aplicado à Segurança Pública. O curso de 60 horas/aula tem coordenação operacional do comandante de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), tenente-coronel Iraque Agnnes, e coordenação pedagógica da sargento Meijores Tenório.

 

De acordo com chefe de Ensino Integrado da SSP, major Joyce Bezerra, ao término do curso será realizada uma oficina de vivência, que contará como atividade avaliativa.

 

“Os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conteúdos recebidos ao longo do curso nas diversas matérias ministradas. Queremos, junto aos discentes, fomentar uma cultura de gestão de análise criminal dentro das Polícias Civil e Militar, permitindo que a produção dos resultados estatísticos esteja baseada em métodos científicos, elevando o padrão documental em nível de excelência técnica. Com a aplicação dos conceitos de análise preditiva e mineração de dados, que os profissionais antecipem padrões criminais e apoiem o planejamento de ações contra a violência, garantindo assim mais segurança para a população”, afirmou ela.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp