ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90

Adeal mantém protocolo de prevenção a casos suspeitos de gripe aviária

Procedimentos vêm sendo realizados no estado desde 2023, quando o vírus surgiu no Brasil, com a confirmação de um caso da doença em ave silvestre

20/05/2025 00h54 - Atualizado há 13 horas
Adeal mantém protocolo de prevenção a casos suspeitos de gripe aviária
Alagoas não teve notificação de casos de gripe aviária

Dorgival Junior / Ascom Adeal
 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que não foram notificados casos de gripe aviária em território alagoano, e que os protocolos de prevenção à doença, já adotados pelo Estado, permanecem inalterados, com inspeções em granjas comerciais e em criações de aves de subsistência, além do atendimento e monitoramento em casos suspeitos de doença. Esses procedimentos vêm sendo realizados no estado desde 2023, quando o vírus surgiu no Brasil, com a confirmação de um caso da doença em ave silvestre.

 

A Adeal reforça que a gripe aviária não é transmitida entre humanos, nem pelo consumo de carne de ave, mas, mesmo assim, orienta que a compra de frango seja feita em estabelecimentos com registro de inspeção dos órgãos fiscalizadores.

 

A agência de defesa também orienta a população que, em caso de suspeita da doença, onde haja grande mortalidade de frangos comerciais ou mortalidade excepcional e súbita de aves ornamentais e silvestres; comportamento anormal, com sinais nervosos, respiratórios e digestivos, a notificação deve ser feita junto a Adeal ou pelo sisbravet (https://www.defesaagropecuaria.al.gov.br/defesa-sanitaria-animal) para que seja realizado o protocolo sanitário estabelecido.

 

Nos meses de março e abril, fiscais da Adeal realizaram o inquérito soroepidemiológico das aves com a coleta de amostras na avicultura industrial e criações de subsistência do estado com o propósito de verificar se ambos estão livres do vírus da influenza aviária e da doença de Newcastle.

 

Foram coletadas amostras de soro, traqueia e cloaca. Todo o material foi encaminhado para análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Pernambuco. O resultado ainda não foi divulgado.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp