Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, deu mais um passo na modernização do atendimento oftalmológico com a aquisição do Tomógrafo de Coerência Óptica por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a quem a unidade é vinculada. O novo equipamento é um dos mais modernos do mercado e irá agilizar o diagnóstico e monitoramento de doenças da retina e do nervo óptico.
Por meio dele, será potencializado o atendimento do Programa Ver Melhor Alagoas, que funciona no Ambulatório Estadual de Oftalmologia, implantado no Hospital Metropolitano. Milhares de alagoanos já foram beneficiados e tiveram acesso a exames e tratamentos oftalmológicos de alta qualidade.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o novo Tomógrafo de Coerência Óptica adquirido pela Sesau vai garantir assistência mais ágil e eficiente aos alagoanos com problemas oculares. "Trabalhamos diuturnamente para garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade e, para isso, investir em equipamentos de ponta é primordial", frisou secretário.
A retinóloga Luana Nogueira explicou que a tomografia de coerência óptica é um exame de imagem não invasivo, fundamental para o diagnóstico de doenças como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética. “Esse equipamento funciona como uma espécie de tomografia dos olhos, permitindo visualizar, em detalhes, as estruturas microscópicas da retina", destacou.
Segundo ela, trata-se um exame moderno e usado em todo o mundo para avaliar a retina. "Por ser rápido e não invasivo, nós conseguimos por meio deste procedimento acompanhar o edema macular, que é a principal causa das injeções de antiangiogênico, que estamos realizando aqui no Hospital Metropolitano de Alagoas", esclareceu.
A especialista acrescentou que, com a aquisição do aparelho, o fluxo dos pacientes no hospital será facilitado. “Atualmente, esses pacientes tinham que fazer os exames fora, em outras unidades, mas, agora, com a novidade, eles poderão fazer aqui mesmo, sendo avaliados e conduzidos pelo próprio médico”, explicou Luana Nogueira.
Ver Melhor Alagoas
O Programa Ver Melhor Alagoas foi criado pela Sesau e representa uma iniciativa voltada à promoção da saúde oftalmológica no Estado, oferecendo exames, cirurgias e tratamentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o apoio do HMA, o programa já beneficiou milhares de pacientes, devolvendo qualidade de vida e autonomia a quem precisa. Para ter acesso, basta se dirigir a unidade básica mais próxima a residência. O agendamento é feito pelo Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).
O diretor do HMA, Filipe Fernandes, destacou a importância dessa aquisição do novo equipamento para a saúde da população. “O Hospital Metropolitano, hoje, é referência em oftalmologia no Estado. O Ver Melhor é um programa fixo em nosso hospital e, somado a isso, recebemos este novo equipamento, que só vem acrescentar junto aos outros exames que já são feitos”, enalteceu.
Ele acrescentou que o objetivo do hospital é garantir que os pacientes do SUS tenham acesso ao que há de melhor na medicina. “Com o Tomógrafo de Coerência Óptica podemos detectar doenças oculares de forma muito mais precisa e rápida, permitindo tratamentos eficazes e evitando complicações graves, como a perda da visão. Esse é mais um avanço que reforça o compromisso do Hospital Metropolitano com a saúde dos alagoanos”, afirmou.