Atendimento especializado melhora comunicação de crianças autistas na Uncisal

Serviço de fonoaudiologia promove avanços na interação social e autonomia dos pacientes

04/04/2025 10h27 - Atualizado há 10 horas
Atendimento especializado melhora comunicação de crianças autistas na Uncisal
Autista, Edgar Otávio (ao lado da mãe Fabiana) encontrou no atendimento especializado do Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal um caminho de avanços significativos

Danielle Cândido/ Uncisal
 

"O Edgar hoje é outra criança. Ele é um menino comunicativo, sabe expressar suas emoções, fala o que quer e o que o incomoda". O depoimento de Maria Fabiana da Silva Araújo, mãe de Edgar Otávio, 12 anos, retrata a importância da fonoaudiologia no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Diagnosticado aos dois anos com autismo nível três de suporte, Edgar encontrou no atendimento especializado do Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CER III/Uncisal) um caminho de avanços significativos.

 

 

A fonoaudióloga Cecilia Marques, especialista em linguagem e supervisora da pós-graduação lato sensu da Uncisal, destaca que o acompanhamento precoce é essencial. "Iniciar a intervenção o quanto antes faz toda a diferença. Se a criança demora para falar, não imita ou apresenta dificuldades para brincar e se alimentar, é fundamental buscar avaliação com especialistas", orienta.

 

Com 18 anos de experiência na área, Cecilia também conduz pesquisas acadêmicas sobre o TEA, incluindo estudos futuros sobre hipersensibilidade auditiva, em parceria com a também fonoaudióloga Elizangela Camboim, professora da Uncisal.

Para a estudante de Fonoaudiologia Laura Yasmin, estagiária no CER III, a experiência prática tem sido enriquecedora. "O espectro é muito amplo, e cada paciente é único. Observar os avanços obtidos na terapia fonoaudiológica reforça a importância da comunicação efetiva e da interação social para a autonomia dessas crianças", avalia. Ela também pontua os desafios inesperados do estágio, como a necessidade de adaptação constante das condutas terapêuticas para atender às demandas individuais dos pacientes.

 

 

A jornada de Edgar Otávio no CER III exemplifica o impacto transformador da fonoaudiologia, especialmente no mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril. "No começo foi difícil. Ele gritava muito, não queria entrar na sala, nem fazer os exercícios. Mas eu nunca desisti. Segui todas as orientações da equipe e hoje vejo a diferença. Ele brinca com o irmão, tem boa relação com os colegas de turma e expressa o que sente", comemora Maria Fabiana.

 

 

Sobre o CER III

 

 

O Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal (CER III) é referência estadual no atendimento à pessoa com deficiência, integrado à rede de saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece serviços nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, além de exames audiológicos e concessão de órteses e próteses. O CER conta com duas unidades de tratamento: uma localizada na Rua Cônego de Lyra, dedicada ao atendimento de pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual, e outra no Estádio Rei Pelé, voltada à reabilitação desportiva, com foco em atletas e paratletas alagoanos.

 

 

 


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp