Daniel Borges / Ascom Secult
A cidade de Arapiraca celebrou, na noite deste domingo (30), a inauguração da Sala de Cinema Mestre Duda, localizada na Associação dos Moradores do Bairro Canafístula. O evento reuniu autoridades, artistas locais e moradores, marcando um importante avanço para a democratização do acesso ao audiovisual e a valorização da cultura popular na região.
O novo espaço cultural tem como objetivo promover sessões de cinema, debates e atividades artísticas, além de incentivar a produção audiovisual local. Nomeada em homenagem ao Mestre Duda, reconhecido como Mestre Griô pelo Ministério da Cultura, a sala de cinema celebra sua contribuição à preservação das tradições populares e à memória cultural de Arapiraca.
“Nossa família se sente honrada pela homenagem, ao colocar o nome dele nessa sala de cinema”, disse o filho do mestre, João Pessoa.
“Pra mim, hoje, isso aqui é coroar tudo o que a gente fez, tudo que quem já esteve aqui sonhou. Quantas vezes a gente já juntou grupos para assistir às nossas próprias histórias na telinha da tv? E todo mundo saia feliz, imagina numa tela dessa”, falou a fazedora de cultura, Mariângela Lopes Barbosa.
Segundo o presidente da associação, José Wilson, a sala de cinema vem para integrar um projeto de 20 anos, que é o Ponto de Cultura para o Desenvolvimento, que já acontece no local desde 2005. “É um equipamento brilhante e grandioso para fortalecer a questão do segmento do audiovisual, que apesar da gente ser da cultura popular, tudo está atrelado. Os grupos poderão ver numa sala de cinema, no bairro, as suas apresentações serem criadas, os documentários serem fortalecidos através dos editais do Estado”, afirmou o representante.
A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor audiovisual e para a inclusão cultural da população.
"A inauguração da Sala de Cinema Mestre Duda representa um passo significativo para levarmos o audiovisual para mais perto das pessoas. O espaço é fruto de um trabalho comprometido do Governo de Alagoas, do governador Paulo Dantas, garantindo que a cultura seja acessível, transformadora e presente na vida dos cidadãos”, afirmou a gestora.
O secretário de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz, também enfatizou o impacto da nova sala para a comunidade.
"Esta sala será um local de encontro, de troca de conhecimentos e de fortalecimento da identidade cultural da região, e irá proporcionar novas oportunidades para que a população tenha acesso à arte e à cultura”, destacou.