Acolhimento especial marca volta às aulas nas escolas da rede estadual

Cerca de 175 mil estudantes estão matriculados no novo ano letivo, inspirado nos 120 anos de Nise da Silveira

11/02/2025 11h49 - Atualizado há 2 semanas
Acolhimento especial marca volta às aulas nas escolas da rede estadual
Escolas recepcionaram novatos e veteranos

Cecília Calado / Ascom Seduc
 

O ano letivo de 2025 começou nesta segunda-feira (10) para 175 mil estudantes da rede estadual de Alagoas, com o tema inspirado nos 120 anos de Nise da Silveira. O início das aulas teve um acolhimento especial nas mais de 300 escolas da capital e do interior.

 

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, acompanhou a recepção dos estudantes novatos. Ela falou sobre a importância de dar boas-vindas aos estudantes e o planejamento para o ano letivo.

“Hoje começamos o ano letivo e agradeço aos profissionais que trabalharam durante o mês de janeiro para preparar o acolhimento. Para quem ainda não fez matrícula, as escolas estão abertas e as Gerências Especiais de Educação podem ajudar na busca por vagas. O importante é que nenhum jovem fique fora da sala de aula. Além disso, vamos trabalhar o legado de Nise da Silveira com projetos e atividades, para que os estudantes conheçam sua contribuição para a saúde mental”, afirmou Roseane.


Conhecendo a escola

 

Na Escola Estadual Moreira e Silva, a recepção aos alunos contou com um café da manhã e um city tour pela escola. A gestora Ely Quintela explicou o objetivo de integrar os novatos e criar um ambiente mais acolhedor.

“Hoje, recebemos os alunos com o café da manhã, fizemos um tour pela escola e mostramos como ela funciona. A ideia é que eles se sintam à vontade e que conheçam os diferentes departamentos. Durante a semana, teremos mais atividades. Aqui, trabalhamos para oferecer uma educação de qualidade, com foco no acolhimento e no desenvolvimento dos alunos. Temos exemplos de estudantes que saíram daqui para universidades federais, como o Amon Chalegre, que passou em cinco este ano”, contou Ely.

Entre os alunos, o clima era de curiosidade e expectativa. “Minhas férias foram boas, viajei e descansei bastante. Gostei do acolhimento, o café da manhã foi bom e os professores são atenciosos. Minha expectativa é de um bom ano de estudos”, disse Ana Cláudia Peroba, estudante da 1a série do ensino médio.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp