Ginecologista do Hospital da Mulher orienta sobre a importância do autoexame das mamas

O procedimento, que deve ser feito em casa, ajuda a verificar possíveis alterações na textura, cor dos seios ou nódulos

31/10/2024 21h43 - Atualizado há 2 meses
Ginecologista do Hospital da Mulher orienta sobre a importância do autoexame das mamas
O toque pode ser feito em frente ao espelho, durante o banho ou no momento em que a mulher estiver deitada
Joyce Marques / Ascom Sesau
 

O autoexame das mamas é um grande aliado no cuidado à saúde e para diagnosticar o câncer. É durante a realização do toque, em casa, que a mulher pode identificar possíveis alterações na textura, cor dos seios ou nódulos.

 

 

A médica ginecologista do Hospital da Mulher, Andréia Almeida, explica que é importante que as mulheres conheçam bem o próprio corpo para obterem melhor percepção em caso de mudança nas mamas.

 

 

“O autoexame deve ser feito pela mulher na semana após a menstruação e, caso ela não passe pelo período menstrual, escolherá um dia no mês para avaliar as mamas. O toque pode ser feito em frente ao espelho, durante o banho ou deitada; ela deve elevar a mão à cabeça e apalpar o seio com a mão oposta ao seio e usando a ponta dos dedos tocar em toda região de fora para o centro do seio”, explicou a especialista.

 

 

A médica reforçou também que, além do autoexame, é fundamental que mulheres com mais de 40 anos realizem o exame de mamografia. 

 
 
 
 

“A mamografia é indispensável para ajudar na detecção precoce de qualquer lesão de câncer de mama. O Hospital da Mulher disponibiliza o exame para as pacientes todos os meses do ano. Não deixe de procurar atendimento médico em caso de alteração nas mamas. Todo dia é dia de cuidar da saúde”, completou. 

 

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assegura o exame de mamografia no Hospital da Mulher, sem necessidade de agendamento. Para realizá-lo, o paciente deve se dirigir à unidade hospitalar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O atendimento acontece por ordem de chegada.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp