O governador Paulo Dantas anunciou que vai conceder a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca aos alunos e professores do Sesi Cambona, que se sagraram campeões mundiais de uma da maiores competições de robótica do planeta, a Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. O título foi disputado em Sidney, na Austrália, no mês passado. O anúncio da entrega da maior honraria concedida pelo Governo do Estado aconteceu durante visita da equipe campeã ao Palácio República dos Palmares, nesta segunda-feira (2).
O governador destacou que a Medalha Marechal Deodoro da Fonseca será entregue como forma de reconhecimento à conquista histórica para a educação do estado. A data da solenidade ainda será definida. O gestor anunciou ainda a ampliação de investimentos em ciência e tecnologia. “Vamos investir quatro vezes mais nesta área. Serão cerca de duzentos milhões de reais nessa área”, ressaltou.
Paulo Dantas destacou também a importância de investimentos em ciência e tecnologia para o desenvolvimento socioeconômico do estado. “O Instituto CNP Brasil divulgou que Alagoas é, proporcionalmente, o segundo estado do Brasil, com maior concessão de bolsas de mestrado e doutorado. Essa conquista faz parte da ação conjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fapeal, junto à Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Federal de Alagoas”, disse.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Silvio Bulhões, parabenizou a conquista dos alunos, e destacou o apoio do Governo de Alagoas e a parceira com a Fapeal. “O governo Paulo Dantas tem investido, fortemente, na ciência, tecnologia e inovação, e isso tem feito toda a diferença para que esses projetos sejam desenvolvidos. A Secti, junto a Fapeal possui um trabalho voltado, exclusivamente, para estimular esses jovens como, por exemplo, o edital de bolsas de Iniciação Científica Júnior para alunos do Sesi Senai, com foco no ensino médio, no empreendedorismo e na inovação”, afirmou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra, agradeceu a iniciativa de condecorar os campeões mundiais e reforçou o apoio do Governo do Alagoas para impulsionar a educação, principalmente, na área de ciência e tecnologia. “A educação é um dos pilares do desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado. E as escolas Sesi, bem como o Governo do Estado têm contribuído nesta construção desse futuro brilhante”, destacou.
A diretora de Educação e Tecnologia Sesi e Senai, Cristina Suruagy, também ressaltou a parceria com a Fapeal. “A Fapeal tem parceria direta com nossa escola, concedendo bolsas para nossos estudantes. O apoio da Fapeal e do Governo do Estado junto ao Sesi para a iniciação científica faz a diferença na nossa escola faz com que a gente cresça e desenvolva projeto maravilhosos”, disse.
Estiveram presentes na visita dos estudantes, os secretários Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Paula Dantas (Planejamento, Gestão e Patrimônio) e Alice Beltrão (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
CAMPEÕES MUNDIAIS
A equipe Rocamb do Sesi Cambona, que representou o Brasil no mundial e conquistou o título de robótica, desenvolveu o projeto científico denominado Estabilize, que se configura em um estabilizador para pincéis, utilizando um sistema de contrapeso. A ferramenta proporciona momentos de pintura segura e inclusivos para pessoas que sofrem com tremores nas mãos. Além do projeto, os estudantes desenvolveram o robô, na temática que tratou sobre “arte”.
O time Robocamb é composto pelos estudantes Mharia Eduarda Ferreira Costa, Tandara Cordeiro Reis, Vinícius Melo de Oliveira, Bruno Felipe de Araújo Oliveira, Maria Laura Pacífico Santos e Graziella Maria Sales de Santana. Eles contaram ainda com o apoio da equipe técnica formada pelos professores Eduardo Monteiro, Joab de Almeida Leite e Alessandra de Fátima Damascena (diretora da Escola Sesi Cambona), além do intérprete João Victor Laurindo Dantas. O instrutor de robótica Matheus Antônio Lima dos Santos acompanhou os competidores diretamente de Alagoas.
MENÇÃO HONROSA
Além do título mundial, os alunos do Sesi Senai, do Benedito Bentes, receberam menção honrosa através do projeto “Paperben - Papel Reciclado Antifúngico”, apresentado durante a Genius Olympiad, competição internacional de projetos de ensino médio que abrange diversas disciplinas e tem como foco questões ambientais.
Esse projeto, que se trata de um papel antifúngico específico para o transporte e armazenamento de frutas, legumes e verduras, foi feito sob orientação da professora do Sesi Jeanynne Leite Rocha, e desenvolvido pelas alunas Letícia Vitória Bezerra dos Santos, Maria Clara Farias Barbosa e Myllenny Victória Oliveira de Araújo.