A 91ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) foi encerrada, na quarta-feira (28), com uma visita ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Trapiche da Barra. O prédio, inaugurado pelo Governo de Alagoas no início do ano e que atualmente abriga a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar, recebeu mais de R$ 16 milhões em investimentos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, acompanhado pelo secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, e pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, o tenente-coronel Henrique Jatobá, conduziu uma visita dos secretários de segurança dos outros estados e do Distrito Federal pelas instalações do Cisp III.
“Os encontros do Consesp representam uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e experiências no nosso campo de atuação. Desta forma, torna-se essencial apresentar esse equipamento, que se destaca como um dos instrumentos mais avançados para a integração das forças de segurança e para o enfrentamento eficaz da criminalidade”, disse o secretário.
Durante a reunião ordinária do Consesp, a diretora de Gestão do FNSP, Camila Pintarelli, enalteceu os esforços dos estados para executar os investimentos destinados pelo Governo Federal.
“De todos os anos de repasse que nós já tivemos desde 2019, sem sombra de dúvidas, o ano de 2024 é o que a gente está tendo maior liquidação efetiva. Neste exercício nós já temos mais de R$ 300 milhões retirados da conta para a promoção das ações e empenhados estamos com um bilhão de reais. Então, isso demonstra os esforços das equipes das secretarias estaduais”, afirmou ela.
A gestora também falou sobre a prorrogação das datas-limites de liquidação de exercícios anteriores, que agora vão até dezembro de 2026, garantindo mais tranquilidade na execução das ações aprovadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
91ª reunião ordinária do Consesp
Entre os dias 27 e 28 de agosto, membros do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) estiveram em Maceió para a 91ª reunião ordinária. Durante o evento, os gestores estaduais discutiram políticas públicas para o combate à criminalidade e trocaram experiências e práticas exitosas entre as unidades da federação.
Entre os temas debatidos estiveram os indicadores de criminalidade; o combate à violência política de gênero nas eleições 2024; prevenção e combate à violência contra produtores rurais; o projeto de Lei Nº 2.234/2022, que trata sobre a regulamentação de cassinos e jogos de azar; as possibilidades de novas captações de recursos para o Fundo Nacional de Segurança Pública; e o furto e a comercialização irregular de armamentos de calibre restrito; além da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
Todos esses pontos foram destacados e formalizados na Carta de Maceió, que contou com a assinatura do presidente do Consesp e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e do secretário Flávio Saraiva, anfitrião da reunião do Consesp em Alagoas. Durante os dois dias, também foi promovida a reunião da Câmara Técnica de Inteligência do Conselho.