20/03/2024 às 18h34min - Atualizada em 20/03/2024 às 18h34min

UPAs gerenciadas pela Sesau oferecem atendimento odontológico de emergência à população

Unidades de Pronto Atendimento do Estado estão situadas em Maceió e Arapiraca

Governo de Alagoas
Atendimentos odontológicos são feitos nas seis UPAs geridas pela Sesau
Suely Melo e Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
 

As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas e gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) oferecem atendimentos odontológicos de urgência para toda a população alagoana. Com este serviço, são aliviados os sintomas dolorosos e infecciosos de pacientes que apresentam problemas como hemorragias, abscessos, infecções decorrentes da extração dentária e traumatismos.

Os atendimentos odontológicos nas UPAs do Estado ocorrem todos os dias da semana, sendo das 7h às 19h nas unidades Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Jaraguá, Cidade Universitária (Maceió) e Arapiraca (no interior do Estado). Já na UPA Chã da Jaqueira, na capital, o atendimento ocorre também todos os dias da semana, mas, 24 horas por dia.

O dentista da UPA Jaraguá, Danilo Lamenha, relata que os casos mais recorrentes na unidade são queixas de pacientes que sofreram algum trauma na face ou que estão com fortes dores de dente. Além disso, o papel da UPA também é de regular os pacientes que precisam de um atendimento mais complexo.

“Os atendimentos não são voltados para a atenção primária, e sim urgência, sutura, acidentes, curativos, queixas por dor de dente. Fazemos os curativos e as extrações. No caso da UPA Jaraguá atendemos cerca de oito pacientes por dia”, disse o dentista Danilo Lamenha.

Para a dentista da UPA Jaraguá, Wanessa Gouveia, o atendimento odontológico disponibilizado pelas UPAs do Estado é de extrema importância para a população da região. “Aqui chegam muitos casos de infecções dentárias, hemorragias gengivais após extração dentária, queda de próteses provisórias, casos de pequenos traumas dentários, provocados por quedas, entre outros. Assim, se não dispuséssemos deste serviço de urgência, muitas pessoas iriam sofrer”, explicou.

Beneficiado

Genivaldo da Silva é um dos alagoanos que já recebeu assistência odontológica de urgência na UPA Jaraguá. “O atendimento foi muito importante para minha saúde. Estava sentindo dores já há alguns dias e fui muito bem atendido por toda a equipe”, disse o paciente.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o depoimento de Genivaldo da Silva é a prova da eficiência da assistência odontológica assegurada pelas UPAs estaduais. "Nosso propósito é garantir ao povo alagoano serviços de saúde resolutivos, ágeis e eficientes, sempre trabalhando com o coração, em benefício de quem precisa da saúde pública", frisou o gestor da saúde estadual.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp